Bom dia pessoal!

Muitas vezes é necessário passarmos por algumas situações complicadas para nos darmos conta que erramos, que poderíamos ter evitado, que poderíamos ter avaliado melhor, etc, etc. Mas será que sempre precisamos nós mesmos passar pelo problema? Será que alguma outra pessoa no passado já não teria passado pela mesma situação ao tomar alguma atitude? Aprender com o próprio erro é saudável e faz parte da vida, afinal só erra quem tenta algo, mas aprender com o erro alheio (na medida do possível) pode ser mais inteligente e um atalho para alcançar de forma mais rápida e menos amarga seu objetivo, seja ele qual for.

Sabe-se por exemplo que dirigir embriagado pode trazer uma série de complicações, inclusive uma pena em regime fechado. Sabendo disso, precisamos passar por tal situação para nos darmos conta de que tal atitude é errada?

Sabe-se que a partir de uma determinada idade, tanto homens quanto mulheres precisam passar por alguns exames preventivos afim de identificar de forma precoce doenças graves como câncer de próstata e câncer de mama por exemplo. Será que é necessário negligenciarmos tais recomendações para descobrirmos mais tarde um câncer já em estado avançado?

Tanto eu quanto você poderia ficar aqui dando dezenas de exemplos na mesma vertente…

Também não podemos ser radical ao ponto de ter medo de tudo e não tentar desenvolver nada com medo de erros e fracassos! Existe um equilíbrio entre as duas vertentes e cada um deve encontrar esse equilíbrio mais adequado para sua personalidade. Cada pessoa lida de uma forma diferente com o fracasso e com o sucesso.

“Muitas pessoas de sucesso já fracassaram 1, 2, 3… 10 vezes antes de chegar aonde chegaram.” Quantas vezes você já leu ou ouviu essa frase?

Sim… São biografias emocionantes, interessantes, MAS também foram LIÇÕES de vida para essas pessoas que podem ser APRENDIDAS por outras sem necessariamente passar pela “tempestade”.

Neste ponto do texto você deve estar se perguntando: “E o que isso tudo tem a ver com o Mercado?” Sim, realmente até não chequei nem perto de falar de mercado.

E nem falarei…

Convido-lhe a ler os artigos anteriores deste blog e os próximos que ainda virão. Certamente ao lê-los você se lembrará desde post e estará pronto para tomar suas próprias decisões!

Um grande abraço a todos e bons trades.

Márcio FRISSO