Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Mais um mês civil terminou e, este em particular, foi bem tumultuado, visto que tivemos muitas “novidades” acontecendo que impactaram fortemente todos os mercados e instrumentos financeiros ao redor do mundo.

Devido aos comentários positivos que tive durante toda a semana passada e para tornar o este estudo mais objetivo e claro, recomendo que quem deseje saber o que aconteceu no MUNDO e ver oque chamou minha atenção no mercado, inclusive como operei, assista o vídeo da série ABERTURA DO MERCADO que faço todo domingo no canal de uma grande corretora.

Se você faz parte de nosso projeto TRADER 24 Horas, já sabe que receberá o link direto na lista do TELEGRAM gratuitamente, se você segue a @MTEAMBR no Instagram também verás que divulgo o link lá, se está no PROJETO SAT recebe por Whatsapp (vocês são a ELITE da MTEAMBR)… em resumo… se você tem interesse é bem fácil de achar.

– Pousando em nossa movimentada República

De destaque econômico na semana passada, sem dúvida elenco como principal o corte de 0,50% na SELIC, onde muitos acreditavam que o Banco Central iria cortar apenas 0,25% ( avisei para prestar atenção no estudo da semana passada); acompanhamos uma redução de 0,3% no numero de desempregados no país, atualmente em 12% e os números do balanço orçamentário vieram melhor do que o esperado, superando inclusive o do mês anterior; a produção industrial de junho ficou abaixo do esperado registrando -0,6%.. estes foram os dados que mais me chamaram a atenção.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

129

130

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos o índice IBOVESPA testar a zona de confluência intermediaria que eu tinha marcado no gráfico (linha pontilhada azul) para então vermos o IBOVESPA ser dominado pelos vendedores e executar o movimento do CENARIO 02, contudo conseguindo se recuperar um pouco na sexta-feira. Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, eu deletei a linha de tendência de alta que tínhamos no gráfico, visto que ela não tem mais razão de ser. Os compradores, apesar de dominados, conseguiram levar o IBOVESPA para a zona de confluência localizada em +- 102.500 no último pregão da semana, mostrando mais uma vez que aquela região é considerada como interessante. Caso o sentimento do mercado retorne a ser positivo ao risco, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos um movimento rumo ao norte, conforme indicado no gráfico. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, eu acrescentei agora uma linha de tendência rápida de baixa em nosso gráfico, visto que tivemos as formações necessárias para tal como também acrescentei uma nova região de confluência de fatores intermediaria. Acompanhamos os “ursos” dominar quase todos os mercados mundiais e não foi diferente em nosso mercado, contudo acabaram perdendo força no último pregão da semana. Caso os vendedores voltem a controlar o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 101.00 pontos e, caso superada, poderíamos ver uma queda ainda maior de nosso IBOVESPA. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Diferente da semana passada, não vejo uma semana agitada na questão de indicadores econômicos nacionais, contudo a situação nos mercados externos está bem AGITADA e TENSA, por isto muita cautela em suas operações e a importância de ver a série ABERTURA DO MERCADO no Youtube.

Espero você na próxima semana!

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com