Bom dia Pessoal,
Como Vencer No Mercado Financeiro E Em Seu Negócio…
Quem gosta de PERDER?
Acho que não existe nenhuma pessoa que responderia esta questão de maneira positiva… Afinal todos nós queremos vencer, isto é, atingir nossos objetivos e poder desfrutar dos benefícios destes..
Mas vocês sabiam que não existe NENHUM VENCEDOR que NUNCA PERDEU?
Quando comento isto nos bate papos e/ou Emals, Skype, etc… Todas as pessoas concordam com esta ideia e inclusive mencionam diversos exemplos de pessoas VENCEDORAS que passaram por momentos de angustia, depressão, provação… Ler livros bibliográficos, por exemplo, é uma grande fonte para encontrar exemplos do que estou falando.
Mas falar teoricamente é fácil e todos nos somos grandes VENCEDORES, ao menos na teoria, mas o que diferencia aqueles que são VENCEDORES NA PRÁTICA daqueles que são PERDEDORES NO MUNDO REAL?
Não pretendo ter todas as repostas e REALMENTE acredito que a resposta para esta SIMPLES pergunta é complexa e passa por milhares de variáveis e decisões que são tomadas no tempo, mas acredito que saberia como começar a responder a esta pergunta.. Neste momento me socorro de um pensamento de Simon Bolívar.
“A arte de VENCER se aprende nas DERROTAS.”
Este simples pensamento é abordado das mais diversas maneiras pela teoria administrativa moderna, cito alguns exemplos: PDCA, Técnica de ISHIKAWA, etc… Vemos esta abordagem muito forte em segmentos como QUALIDADE e ou em certificações NACIONAIS e INTERNACIONAIS, onde O QUE se busca é RESOLVER o PROBLEMA e NÃO ENCONTRAR o CULPADO..
Mas como utilizamos estas técnicas em nosso mundo financeiro?
Nunca fiz esta pesquisa e não a encontrei tal como irei apresentar… Mas acredito que se reuníssemos os maiores e melhores trades de todo o mundo… Sejam eles técnicos, fundamentais, quânticos, etc… UMA técnica que surgiria como consenso seria a da UTILIZAÇÃO de um “diário” (muitos chamam em inglês, journal,) de trading.
Já conversamos sobre isto em outros posts e vejo que muitos operadores SIM o fazem, mas esquecem de utilizar esta ferramenta em sua plenitude. O grande objetivo de termos um “diário de trading” (journal) é o de que podemos no final do dia, voltar a VIVENCIAR novamente o trade e aprender com ele. Encontrar os pontos onde poderíamos ter sido mais rápidos e/ou pontos onde fomos afobados, etc.
Não é um processo de um dia para o outro… Mas podem ter certeza que a utilização desta técnica irá aumentar as probabilidades de seu SUCESSO no próximo trade… E no próximo… E no próximo…
Bons trades!
Deixe uma resposta