Bom dia Pessoal,

Desilusão, Frustração, Negação, “Reclamação”…

 

Não pense que estou falando de algo que se encontra muito longe de você, pois acredito que VOCÊ como EU possui amigos, conhecidos, familiares que parecem um disco quebrado ou para “os modernos” um CD com um risco em uma determinada faixa que não deixa a música avançar.

Não é preciso muito tempo para que um encontro de amigos, familiares, conhecidos passe de um momento lindo (o do reencontro) para um momento onde a depressão toma conta, não é mesmo?

Às vezes “ele” pode até demorar a chegar, mas existe uma grande probabilidade que ele JOGUE um balde de água fria após aquela deliciosa sobremesa ou enquanto estivermos desfrutando a saideira (e não precisa ser alcoólica, pode ser um simples suco).

Neste momento me arrisco a dizer que um pensamento parecido com “Mas o que isso tem relação com o mercado financeiro” pode estar cruzando sua mente… Peço somente alguns minutos a mais de seu tempo!

Penso que a grande maioria das pessoas possui um sonho, isto é uma meta de realização, um objetivo o qual REALMENTE gostariam de atingir. Acho isto EXTREMAMENTE saudável, pois pode funcionar como uma grande força que nos impulsiona para frente e muitas vezes ela por si só é responsável por “trazer” este sonho para mais perto de nós.

Alguns gostariam de ser astronautas, outros de possuir uma casa maior, um carro mais luxuoso, outros de possuírem um negócio próprio e outros simplesmente gostariam de sair com a mulher mais linda de seu departamento, empresa, faculdade, clube, etc.

Para mim, não existe sonho BOBO ou um sonho mais fácil que o outro, pois o que PODE parecer FÁCIL  para você pode parecer a “coisa” mais DIFÍCIL do mundo para o outro. E exemplos disso não faltam. Fale com alguns empresários e verá que para eles montar desmontar e voltar a montar empresas / negócios parece à coisa mais fácil e natural do mundo, porém PODE ser que ele seja uma pessoa extremamente TÍMIDA e NÃO consegue de maneira alguma convidar alguém para sair… E acredite isto acontece de verdade com mais frequência que você imagina.

 

Até aqui está tudo bem, igual quando estamos participando de uma competição de corrida onde TODOS os atletas estão atrás da linha de largada esperando dar a “largada” pensando em seu objetivo final, isto é, chegar à linha de chegada.

Mas porque será que muitos que começam a corrida, não conseguem chegar ao objetivo final?

 

Heyyyy…  Se você já começou a citar várias “desculpas” ou o que você chama de motivos peço que ESPERE 1 minuto e reflexione um pouco sobre as linhas abaixo.


Primeiro,
NINGUÉM NUNCA irá dizer que realizar seu sonho, seja qual ele for, será uma tarefa FÁCIL e se o dizer pode ser porque esta pessoa esta querendo iludir você.

Segundo, voltando um pouco aos famosos “motivos” que você já estipulou em sua mente, pergunto:

Será que as pessoas que conseguem atingir seus objetivos, também não tiveram que enfrentar estes “motivos”?

 

E finalmente chegamos à etapa da “reclamação”:

 

– Eu não tenho tempo…

– Eu não tenho recurso…

– Eu não sou inteligente o bastante…

– Agora eu não posso…

– Culpa do meu chefe…

– Culpa da minha família…

– e pode acreditar a lista segue é REALMENTE grande…

Acha que estou delirando?

Tenho um amigo, atualmente passado dos 40’s, que desde que o conheço (há muitos anos), sempre me dizia que queria colocar um negocio próprio, mas estava esperando a economia melhorar um pouco.

 TOTALMENTE razoável o argumento, afinal investir em determinados negócios quando a economia esta passando por um “ciclo de baixa” realmente é arriscado. Agora, o problema é que sigo escutando a mesma “ladainha” há mais de 18 anos.

Será que nestes 18 anos em nenhum momento a economia estava “boa” para ele montar o negocio próprio?!

Claro… Não se surpreenda sempre escutamos (eu e nossos amigos) que a culpa é da economia, governo, família, viagem, troca de carro, etc.

Mas e no mercado financeiro?

Entre em qualquer chat, fóruns, grupos, etc, dedicado ao mercado financeiro e você irá ver MUITAS pessoas que dizem que seu sonho é ser operador do mercado financeiro, mas notem que a grande maioria não dá nenhum passo após escutar o sinal da largada, afinal é TRABALHOSO, exige DEDICAÇÃO, INVESTIMENTO, ESTUDO, PRÁTICA e TEMPO para se chegar ao fim da competição.

 

!!!Entendo…!!!

 

É mais fácil ficar onde está e colocar a culpa em terceiros, ficar esperando a fórmula mágica do que realmente BATALHAR pelo seu sonho.

 

Volto a repetir como iniciei o post.. Desilusão, frustração, Negação, “Reclamação”…

 

Se você quer permanecer com esta atitude, NÃO tem problema ALGUM, afinal você decide se QUER ou NÃO BATALHAR para atingir seu SONHO.

 

ACEITE que você DECIDIU por ficar na linha de largada reclamando, colocando a culpa nos outros, invés de ir em BUSCA de seu SONHO, seja pelo motivo que seja:

 

– Medo de cair…

– Imediatismo…

– Preguiça…

– Comodidade…

– Desculpas…

 

POREM após conhecer as pessoas que SIM conseguiram chegar ao objetivo final, NÃO pense que elas não enfrentaram as mesmas dificuldades que você… CUIDADO às vezes muitas enfrentaram dificuldades até maiores dos que as suas, mas resolveram encarar de forma diferente que você:

 

– Não tiveram medo de cair, pois sabiam que basta levantar se para seguir no caminho…

 

– Sabiam que não é de um dia para o outro que se consegue correr 42 km sem parar, é necessário, tempo, treinamento e investimento para chegar lá…

 

– Preguiça só gera preguiça e atitudes iguais geram resultados iguais…

 

Dificuldades todos nós TEMOS, agora cabe a você decidir se irá ficar dando DESCULPA ou se irá em busca de superar as adversidades…

 

Afinal é mais fácil….

 

– Dizer que o Fulano nasceu em berço de ouro…

 

– Que o Ciclano teve uma educação melhor do que a sua…

 

– Que o Beutrano é mais jovem…

 

DO QUE ACEITAR as responsabilidades de suas decisões e ir em busca de seus Sonhos!

 

Bons trades!

Marco R. Simonetto