Bom dia, Pessoal!
Retornamos nosso estudo técnico sobre o índice S&P 500 em meio a uma situação bem interessante!
Tendo dito isto, vamos direto ao que interessa…
– “Por dentro dos EUA”
Desde nosso último estudo, tivemos diversas situações importantíssimas que impactaram fortemente os mercados norte-americano e mundiais, muitas delas eu já comentei nas listas de transmissões, porém farei um brevíssimo resumo para todos aqueles que não nos acompanham.
O FOMC e o discurso do FED nesta última quarta-feira, como eu havia alertado, trouxe muita volatilidade ao mercado, visto que ele tratou de assuntos que a muito tempo só escutávamos “rumores e possíveis ideias” e agora tivemos atitudes e palavras bem claras.
Meu objetivo aqui não é o de dar uma aula de economia ou entrar em detalhes, visto que o objetivo deste estudo educacional é o de mostrar como é possível aproveitar estes eventos e utilizando técnicas especificas conseguir se beneficiar nos mercados (renda fixa e renda variável com eles).
Então vamos direto ao que interessa…
- O maior banco central do mundo alertou o mercado que é bem PROVÁVEL que não tenhamos nenhum aumento de taxa de juros em 2019 (o que já surpreendeu o mercado) visto que o próprio observatório do FED (similar a nossa pesquisa FOCUS), trabalhava no mínimo com 1 aumento. Entretanto, não paramos por aí… ele trouxe o viés do FED para um viés neutro e não mais altista… vimos o impacto disso fortemente nos mercados cambiais.
- Os membros do FED estão vendo os números futuros da economia norte-americana para os 12 meses abaixo do que eles esperavam, isto é, a inflação deve ficar abaixo da meta assim como o crescimento (PIB) enquanto o nível de desemprego deve manter-se perto do que está atualmente (o que para muitos já estaríamos em pleno emprego).
- Outro ponto importantíssimo se refere ao tamanho do balanço patrimonial do banco central, visto que eles implementaram uma política de compra de títulos muito grande como alternativa principal para superar a crise de 2007-2008. O comentário que trouxe mais informações sobre isto, foi a fala onde o presidente do FED disse que acredita que até outubro/19 o balanço ainda estará maior do que o ideal para otimização da política, contudo no próximo encontro ele dará mais detalhes.
Como prometi, este foi um brevíssimo comentário sobre o que vimos do FOMC e da entrevista do presidente do FED, além desse fato importantíssimo teríamos o acordo entre EUA-CHINA para comentar (pois este fato também está gerando diversas oportunidades no mercado), contudo estouraríamos o espaço aqui, caso eu fosse entrar nestes detalhes.
Mas agora vamos direto aos gráficos técnicos…
– Ilustração e Opinião
O S&P 500 fechou nesta última quinta-feira em forte alta de +1,09% impactado fortemente pelos comentários feitos acima, twitters de seu presidente entre outros.
Normalmente nesta parte eu compartilho com vocês dois gráficos, um da semana passada e outro do que estou esperando para esta semana, contudo visto que houve uma pausa na divulgação deste estudo, vou apresentar diretamente o gráfico que contempla os dois cenários que descrevo abaixo.
Imagem 26
Uma nota de rodapé somente… as linhas são as mesmas que trabalhamos há mais de 2 anos…. vamos dar uma olhada técnica no S&P500.
– Cenário 01: Caso os investidores sigam com apetites pelo risco, visto que a renda fixa está “em baixa”, este fato poderia aumentar a probabilidade de rompermos uma linha de confluência de fatores importante que está localizada na região de 2.872. A zona intermediaria que tínhamos traçado desde 17 de outubro de 2018 já foi superada. (vide gráfico flechas azuis)
– Cenário 02: Em 10 de outubro de 2018, acompanhamos o S&P500 iniciou, justamente nesta região, uma das retrações mais rápidas e fortes de sua história que levou o índice a fechar no negativo em 2018, após ter marcado sua máxima histórica neste mesmo ano. Caso os vendedores voltem com força nesta região, este fato poderia aumentar a probabilidade de vermos um teste na região de confluência de fatores por volta de 2.796, onde interceptaria a (vide gráfico)
– Resumindo: Temos pela frente poucos dados econômicos sendo divulgados, contudo ainda temos em aberto a questão comercial entre EUA e CHINA que tem elevado a volatilidade nos mercados, portanto muito cuidado com novidades sobre este assunto.
Volto a chamar a atenção para um ponto fundamental. Notem que a precisão técnica dos níveis que desenhei e que estamos acompanhando há mais de anos. Isto pode mostrar a importância da análise técnica para aqueles que não acreditam, pois estou fazendo e disponibilizando estas analises há mais de anos, SEMPRE FALANDO 1 SEMANA ANTES o que acredito que pode acontecer, lembrando que o que REALMENTE acontece é uma decisão do mercado. Da mesma forma, notem o poder que temos ao conciliar os dados técnicos + dados fundamentais + sentimento, esta combinação de fatores tem por objetivo aumentar o grau de confiabilidade de nossos SETUPs, porem lembro sempre que estamos em um mundo de probabilidades.
Bons trades e sucesso a todos nós!
Marco R Simonetto
MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com
Deixe uma resposta