Olá Pessoal!
Todos nós ao entrarmos em uma operação temos lá nossas expectativas em relação a aquele trade. Seja ela mais alongada, seja ela mais curta, sempre há uma expectativa de ganho, afinal acredito que ninguém abra uma operação pensando em perder dinheiro. A verdade nisso tudo é só uma: o mercado está pouco se importando para sua expectativa…
Por mais louco que pareça, minha inspiração para esse post veio de uma picada que recebi de um mosquito, mais precisamente de uma “mosquita” afinal só as fêmeas se alimentam de sangue. Calma, não estou escrevendo este post com dengue, febre amarela, ou variando… vou explicar!
O mosquito (trader) é atraído por uma oportunidade de se alimentar (lucro), existe a sua frente uma ótima oportunidade, ele avalia, a área é bem regada de sangue e prepara suas ferramentas, bico bem afiado, anestésico, anticoagulante, tudo para que sua vítima (mercado) não o “perceba”. Uma boa refeição para um mosquito é uma quantidade de sangue de duas vezes o seu peso (expectativa) e para atender a sua expectativa ele deve ficar gravado na vítima (mercado) por 90 segundos. O mosquito tem algumas opções:
1- Confia no seu anestésico e anticoagulante e decide em uma única tentativa se satisfazer totalmente, mesmo sabendo que é muito arriscado, afinal seu anestésico pode não durar os 90 segundos e a vítima (mercado) pode percebê-lo;
2- Administra sua “expectativa” em 3 ou 4 picadas (trades), diminuindo sua exposição ao risco.
Espero que essa analogia tenha ajudado na reflexão. Lembrem-se, não é um trade que vai fazer diferença em seu resultado e sim uma sequência deles, executados se forma disciplinada e consistente!
Vejo principalmente os iniciantes que acabaram de ler vários livros de análise técnica querer entrar comprado no suporte de um canal e querer sair somente na resistência. Expectativa muito alta! E que muitas vezes acaba em frustração…
Já vi traders querendo fazer um day trade com um alvo de 3 vezes a média do movimento diário de um determinado ativo… assim fica bem complicado. Vamos ser realistas pessoal, vamos diminuir um pouco nossas expectativas, aproveitar as oportunidades e viver trade por trade, para que no final de uma sequência de operações saiamos “vivos” do mercado.
E para finalizar… O mosquito em questão que inspirou esse post tomou um stop loss!
Grande Abraço!
Márcio FRISSO
Deixe uma resposta