Bom dia Pessoal!

Muito tem se falado em foco nos últimos tempos. Nunca vi tantas ofertas de produtos digitais, livros, seminários, webnários, entre outros abordando o tema. Aproveitando esse momento escrevo esse post para aplicarmos o foco em algumas áreas do trading.

Será que estamos nos focando do “lado certo” em nossa rotina operacional? Nosso foco está voltado para nossas operações ou para o resultado da semana passada, do dia anterior ou para os resultados dos “gurus das redes sociais”?

Hoje eu gostaria de trabalhar um assunto um pouco mais específico dentro desse amplo assunto, FOCO.

Imagine o seguinte cenário, que para muitos será um flashback:

Você entrou em uma operação, definiu seu ponto de entrada, seu ponto de saída, o volume, tudo alinhado com seu setup e o trade anda ao seu favor, porém ainda está na metade do caminho até atingir o seu alvo planejado. Neste exato momento começa a surgir uma série de pensamentos que tira seu foco daquela operação, por exemplo:

  • Vou colocar em ponto de equilíbrio (nada de errado se estiver dentro do seu plano);
  • Está andando bem, vou abrir mais uma ordem para aproveitar o movimento (nada de errado se estiver dentro do seu plano);
  • Vou fazer um fechamento parcial (nada de errado se estiver dentro do seu plano);
  • Vou fechar a ordem por completo, afinal tive um desempenho ruim na semana passada, prefiro garantir esse lucro (acredito que essa ação nas estava no seu planejamento).

Reparem que muitos pensamentos podem ocorrer fora de nossa planejamento que tiram o nosso foco daquele trade. Enfatizo um pouco mais o último pensamento da lista. Reparem, a atitude de fechar um trade antes da hora baseado numa experiência passada pode prejudicar bastante a performance a médio longo prazo.

“Muitos problemas dos traders aparecem em como lidar com a oportunidade, não com a perda.”

Chamo a sua atenção para focarmos mais nas oportunidades, não trazendo emoções passadas, sejam elas boas ou ruins, afinal esse momento é único, e nenhum fator ocorrido no passado deveria influenciar nas suas ações no momento presente.

Ótimos trades!

Márcio Frisso