Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Antes tarde do que nunca… aqueles que me acompanham sabem que dei uma entrevista no evento da XP Expert 2019 para uma grande corretora, porem por problemas técnicos do lado deles, não conseguiram colocar a tempo o vídeo no ar. Contudo, consegui pegar a gravação e coloquei em nosso YOUTUBE.

Link gratuito a todos -> https://www.youtube.com/watch?v=FWvLrrGn02U

Se você deseja saber minha opinião sobre:

  • Estamos próximos de uma próxima crise nos EUA?
  • O que achei mais interessante na palestra do Alexandre Elder.
    • Como ele faz para operar dos EUA o mercado nacional;
    • Que indicadores;
    • Sua gestão de risco entre outros…
  • O que acredito ser importante para a União Europeia, visto que teremos nova presidente do banco central.
  • Crise na Itália etc.

O nível da tensão no oriente médio segue subindo e impactando fortemente o preço das commodities e levando o sentimento do mercado de volta aos portos seguros.

Apesar do governo iraniano negar, dois navios britânicos sofreram tentativas de “condução” pela frota iraniana após a declaração que Gibraltar iria reter o petroleiro iraniano GRACE 1 por mais 30 dias. Além disso tivemos os EUA dizendo que abateram um DRONE do Irã, conduto o segundo nega este fato.

Estamos acompanhando crescer ainda mais a tensão na Itália referente ao orçamento fiscal e a agência de classificação de risco FITCH, cravou a Alemanha como AAA.

E a cada semana estamos vendo a probabilidade segundo a pesquisa do FED de que o corte na taxa de juros no final do mês seja maior do que muitos esperam… veremos.

– Pousando em nossa movimentada República

Em relação à indicadores econômicos, tivemos uma semana mais tranquila, contudo acompanhamos muitas movimentações na esfera política que acabou influenciando fortemente nosso índice IBOVESPA.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

imagem 127

imagem 128

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Impressionante como nosso IBOVESPA fez EXATAMENTE o que eu tinha desenhado no cenário 01, olhem o gráfico acima. O IBOV veio testar a linha de tendência rápida de alta e logo após testou a região de confluência de fatores localizada em +-105.000 pontos. No último pregão os vendedores tomaram conta do mercado empurrando o índice para baixo e fazendo com que o IBOV fechasse com desvalorização de -0,44% na semana. Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:

– Cenário 01:  Em termos técnicos não fiz nenhuma alteração, visto que não existe necessidade. Os compradores foram superados pelos vendedores no último pregão da semana, seguindo também o movimento que vimos nos mercados internacionais. Caso o sentimento do mercado retorne a ser positivo ao risco, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos um movimento rumo ao norte, conforme indicado no gráfico. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: O domínio do mercado que acompanhamos na sexta-feira pelos vendedores chamou à atenção de muitos operadores experientes. Com a ajuda vinda do mercado internacional, os vendedores puxaram o IBOV para baixo de uma zona que eu considero importante. Caso os vendedores sigam no controle do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 102.500 pontos, onde anteriormente, foi uma zona considerada muito importante pelos compradores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Na próxima semana teremos uma semana mais agitada na questão de indicares econômicos, visto que quase todos os dias teremos um indicador importante sendo divulgado.

Sobre o mercado internacional, sugiro assistir meu tradicional vídeo no domingo sobre: A ABERTURA DO MERCADO no canal do Youtube de uma grande corretora.

Espero você na próxima semana!

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com