Bom dia, Pessoal!

 

Tivemos uma semana muito interessante em nosso mercado nacional, com o índice IBOVESPA voltando a testar nossa região média de confluência de fatores (+-117.000) e após este teste, voltar a fechar abaixo dos 115.000 pontos.

 

Na questão de atividade econômica, conforme falei semana passada, estava de olho especialmente nos: números referentes as vendas do varejo que decepcionaram; e nos números referentes ao setor de serviço que também vieram abaixo da expectativa.

 

Agora vamos direto aos gráficos.

 

– Ilustração e Opinião

 

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

 

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Mais uma vez, vimos a importância de entender que atualmente as economias e os mercados estão muito mais interligados do que anteriormente e que este fato pode favorecer tantos compradores como vendedores.

 

Acompanhamos um início da semana onde o sentimento do mercado estava receoso com as notícias vindo da China (como comentei na abertura do mercado no canal do Youtube), contudo tivemos uma inversão do sentimento na terça e na quarta-feira quando, inclusive, voltamos a ver os mercados internacionais atingirem novos topos históricos. Em meio a uma semana onde tivemos diversos banco centrais emitindo pareceres e opiniões sobre os impactos do CoronaVírus nas economias, nosso IBOV voltou a ser dominado pelos vendedores que foram capazes de impulsionar nosso índice, novamente, para abaixo dos 115.000 pontos.

 

Devido a estes movimentos, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

 

– Cenário 01:  ATENÇÃO TÉCNICAà Chamo a atenção que não fiz nenhuma alteração no gráfico, CONTUDO, notem a importância de não ter deletado a linha média de tendência de alta que avisei semana passada.

 

NOVAMENTE, a região de confluência de fatores localizada em +-116.900 pontos se mostrou muito importante e sinalizando que os vendedores continuam observando esta zona como uma região interessante para vender. Poderíamos estar vendo um início de movimento de alta, contudo temos que aguardar mais pregões para analisar mais profundamente. Caso o sentimento volte a sinalizar uma diminuição das incertezas, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso IBOV voltar a testar a “marca” do início deste ano e superiores. (vide gráfico, flechas azuis)

 

– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICAà  Deletada a linha rápida de tendência de baixa. (pontilhada vermelha).

 

Apesar do domínio dos vendedores nos últimos dois pregoes, estes não foram capazes de trazer nosso IBOV para a região do início da semana, portanto tivemos uma semana com acúmulo positivo em nosso IBOVESPA. Caso o sentimento do mercado siga demonstrando apreensão referente aos impactos nas economias do CoronaVirus, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de confluência de fatores localizada em +-113.500 pontos e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

 

– Resumindo:

 

Espero mais uma semana movimentada para nosso IBOVESPA. Em relação a indicadores econômicos, irei prestar atenção especialmente nos dados divulgados na quinta-feira com destaque ao IPCA e a pesquisa de confiança dos consumidores feita pela FGV.

 

Espero você na próxima semana!

 

Marco Real Simonetto

 

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com

 

*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: istockphoto / tradingview