Bom dia, Pessoal!
Espero que todos estejam tendo um excelente fim de semana.
Lembro a todos, que hoje, teremos o nosso terceiro episódio da série JORNADA, no canal do YouTube da corretora ActivTrades. Nesta JORNADA, estou trazendo ECONOMIA PARA TRADERS (investidores). Os conceitos que todos deveriam saber para melhorar seus resultados no mercado e entender melhor os pensamentos econômicos, para nunca mais ser enganado.
Semana após semana, anos após anos… pois é… o mesmo gráfico, a mesma metodologia… resultados fantásticos… acertando mais do que errando… e seguimos em frente.
Mas quem vive do passado é museu…trader do acontecido ou profeta do passado… vamos direto aos gráficos para esta semana.
– Ilustração e Opinião
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
ATENÇÃO… não se assuste ao ver um monte de linhas desenhadas em nosso gráfico…. MELHOR ainda… saiba que elas estão desenhadas no gráfico há alguns anos… mais uma vez, mostrando a eficiência de uma análise técnica bem-feita…sem inventar moda.
Devido aos movimentos do IBOV na última semana, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:
– Cenário 01: ATENÇÃO TÉCNICA -> Nenhuma alteração técnica.
Mesmo utilizando a análise técnica há muitos anos sua eficiência e sua eficácia especialmente para o curto e o médio prazo nunca deixam de me surpreender… é algo fantástico.
Percebam que nosso IBOV bateu justamente na zona de confluência de fatores localizada na região de +-97.500 (olhem o estudo da semana passada), para então encontrar uma força vendedora que auxiliou a jogar nosso IBOVESPA de volta para a região que tinha marcado com uma elipse (olhem o gráfico acima – referente a semana passada). Caso os compradores voltem a dominar nosso mercado nacional, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ver um teste na região de +-97.500 para então tentar voltar aos 100.000 pontos. (vide gráfico, flechas azuis).
– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICA -> Nenhuma alteração técnica.
Com uma semana de antecedência, avisei sobre as probabilidades de que os vendedores se interessassem pela região de confluência de fatores localizada em +-97.500 pontos. Não só se interessaram, como dominar o nosso IBOV a ponto de “empurrarem” o índice até a região da elipse dos vendedores, porém quando atingiram este nível, voltaram a ser dominados pelos compradores. Caso nosso IBOV volte a ser dominado pelos vendedores este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ver um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 91.100 pontos, para então poder buscar regiões mais baixas em nosso índice. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo:
Nesta semana, meu foco total estará na decisão do COPOM sobre a taxa de juros Selic. Eu acredito que teremos um corte de 0,5% no mínimo, pois é o que tem mostrado a evolução do índice de inflação acumulado no ano.
Lembro a todos… o mandato do COPOM é com a inflação e referente ao câmbio. Já ensinei o foco de todos os grandes bancos centrais (FED, BCE, BCI, BOJ, RBA, RBC…) nada mudou.
Espero você na próxima semana!
Marco Real Simonetto
MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com
Deixe uma resposta