Bom dia MTEAMBR!

Uma das melhores coisas que existem, para aqueles que ensinam e fazem aquilo que dizem, é quando você passa 1 hora em uma live ensinando sobre figuras técnicas, mostra a teoria e a prática e na semana seguinte o mercado faz exatamente o movimento técnico… nestes quase 4 anos desta série, já pegamos muitos exemplos destes e veremos centenas de outros.

Nosso lema é este aqui:

Se você busca enrolação… está no lugar errado.

Se você busca “bola de cristal” … está no lugar errado.

Se você busca algum “guru” …está no lugar errado.

Se você busca o “profeta do acontecido” … está no lugar errado.

Enquanto alguns buscam “HOLOFOTES” aqui buscamos ALVOS.

Mas quem vive do passado é museu…trader do acontecido ou profeta do passado… vamos direto aos gráficos para esta semana.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

ATENÇÃO… não se assuste ao ver um monte de linhas desenhadas em nosso gráfico…. MELHOR ainda… saiba que elas estão desenhadas no gráfico há alguns anos… mais uma vez, mostrando a eficiência de uma análise técnica bem-feita…sem inventar moda.

Mesmo utilizando a análise técnica há muitos anos sua eficiência e sua eficácia especialmente para o curto e o médio prazo nunca deixam de me surpreender… é algo fantástico.

Devido aos movimentos do IBOV na última semana, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  ATENÇÃO TÉCNICA -> Vou deixar a figura técnica no gráfico, pois acredito que ela ainda possa ser importante no curto prazo.

Gostaria de chamar a atenção de todos para a importância que a região de confluência dos fatores localizada em +- (100.000 – 99.500) foi extremamente importante. Além de ser a base da figura que estávamos acompanhando os compradores defenderam a mesma até o pregão de quinta, quando foram superados pelos vendedores.

Trazendo a memória outro conceito básico da análise técnica (que ensinei ou relembrei para alguns nas lives) todo suporte superado vira resistência e toda resistência vira suporte, sendo assim, os compradores terão alguns desafios importantes esta semana se quiserem levar o IBOV para acima dos 100.000 novamente, pois terão que superar a barreira importante de confluência de fatores localizada no intervalo 100.000 -99.500. Caso os compradores voltam a dominar o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar a primeira região de confluência (citada acima), para então voltarmos a ver o IBOV de novo dentro da figura técnica. (Vide gráfico, flechas azuis).

 

– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICA -> Vou deixar a figura técnica no gráfico, pois acredito que ela ainda possa ser importante no curto prazo.

Os mais atentos, verificaram que o IBOV se manteve durante toda a semana abaixo da linha média de confluência de fatores (que tenho traçada em nosso gráfico há bons meses…nada de ficar traçando linha no final do pregão para dizer… eu já sabia) como também foi interessante verificar que ele veio buscar o alvo na região de 97.500 (chegou a 97.770, deem um pequeno credito para mim, pois a diferença foi de apenas 270 pontos) e voltou a fechar acima de nossa região intermediaria localizada em +- 98.350.

Caso os vendedores sigam dominando nosso mercado, este fato poderia fazer com que as probabilidades de vermos um novo teste na região de +- 97.500, que caso superada, poderia trazer nosso IBOV para a região intermediaria de 96.450 pontos e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

 – Resumindo:

Apesar de todos os olhos estarem voltados para a divulgação da nova taxa Selic, que acredito que deva permanecer em 2%, vejo uma semana mais “leve” nos indicadores econômicos, contudo o cenário mundial está bombando… portanto vale aquele ditado: “um olho no gato outro no peixe”… traduzindo… “um olho lá fora e outro em nosso IBOV”.

Espero você na próxima semana!

Marco Real Simonetto

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com

*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: tradingview