Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Nesta parte normalmente, eu dava uma passada rápida sobre o que aconteceu no mundo e que me chamou a atenção, bem como compartilhava muito de meu planejamento de trading com todos, acho que está na hora de elevar o nível ainda mais.

Todo domingo, sou convidado a comparecer ao Youtube de uma grande corretora onde  eu desenvolvi um formato que acredito que seja muito mais fácil de assimilação e aprendizagem, portanto convido todos que tiverem a curiosidade sobre os fatos que me chamaram a atenção no mundo…a assistirem a série (que já está em sua 52 semana) ABERTURA DO MERCADO que faço todo DOMINGO as 17hrs no YOUTUBE -> https://www.youtube.com/user/activtradesportugal/videos <-. Lembro que é lá que comento o que irei procurar de operações para esta semana que se inicia.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Tivemos muitas novidades nesta semana, inclusive com mais um corte em nossa taxa de juros (SELIC) que agora está em 4,5%. Este corte na taxa faz com que o mercado de renda fixa entre em um novo cenário onde os investidores terão que analisar bem seus investimentos, pois alguns podem ter rendimento real negativo já. O acumulado do setor de vendas a varejo (até outubro) fechou em 4,2% acima dos 3,8% projetados no início do ano, bem como o setor de serviços acumulam um crescimento (anual, até outubro) de 2,7% superando 1,4% que era a expectativa. Aliado a isto, nosso mercado nacional foi impactado fortemente pelos acontecimentos mundiais que vivemos esta semana.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Imagem 145

Imagem 146

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos o IBOV se manter sob o domínio dos compradores e realizando e superando o cenário 01 que eu havia desenhado na semana passada. Sendo assim, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção que adicionei uma linha de tendência rápida de alta (linha pontilhada verde) que acredito que terá sua importância muito em breve. Devido ao apetite dos compradores, acompanhamos nosso IBOV romper as regiões de confluência localizadas nas regiões de +- 112.000 pontos e seguir rumando ao norte. Caso estes sigam dominando nosso mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de impulsionar nosso IBOVESPA para regiões ainda mais altas, como demonstrado no gráfico acima. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração.  Assim como na semana passada, acompanhamos uma “briga” pelo domínio de nosso IBOV por parte dos vendedores, contudo não conseguiram dominar o ímpeto comprador e acabaram sendo superados. Caso os vendedores sejam capazes de superar os compradores esta semana, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de confluência de fatores localizada em +-112.000 pontos e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Semana passada eu falei sobre a importância que as eleições britânicas, discurso da Lagarde e EUA Vs China poderiam ter sobre nosso índice nacional, e realmente foram decisivos.

Nesta semana, espero um impacto referente a decisão do cancelamento das tarifas impostas pelos EUA à China, que iriam entrar no Domingo (dia 15/12) bem como referentes aos novos andamentos do BREXIT.

De nossa agenda nacional, chamo a atenção para sexta-feira (dia 20/12), quando teremos diversos indicadores importantes sendo divulgados com atenção especial ao: IPCA; Investimento direto estrangeiro; índice de confiança do consumidor e o índice de evolução de emprego (CAGED).

Espero você na próxima semana!

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com