Bom dia, Pessoal!
Espero que todos estejam tendo um excelente fim de semana.
Lembro a todos que teremos o nosso quinto episódio da série JORNADA, no canal do YouTube da corretora ActivTrades. Nesta JORNADA, estou trazendo ECONOMIA PARA TRADERS (investidores). Os conceitos que todos deveriam saber para melhorar seus resultados no mercado e entender melhor os pensamentos econômicos, para nunca mais ser enganado.
Com o temor de que os EUA poderiam voltar “fechar” a economia devido a uma segunda onda da COVID-19 e com diversos prefeitos e governadores aqui sinalizando uma “parada” no processo ou até “retrocesso”, nosso IBOVESPA fechou com uma desvalorização na semana de -2,83% e acumula uma alta de 7,36% no mês até o momento.
Mas quem vive do passado é museu…trader do acontecido ou profeta do passado… vamos direto aos gráficos para esta semana.
– Ilustração e Opinião
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
ATENÇÃO… não se assuste ao ver um monte de linhas desenhadas em nosso gráfico…. MELHOR ainda… saiba que elas estão desenhadas no gráfico há alguns anos… mais uma vez, mostrando a eficiência de uma análise técnica bem-feita…sem inventar moda.
Mesmo utilizando a análise técnica há muitos anos sua eficiência e sua eficácia especialmente para o curto e o médio prazo nunca deixam de me surpreender… é algo fantástico.
Devido aos movimentos do IBOV na última semana, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:
– Cenário 01: ATENÇÃO TÉCNICA-> Linha de tendência rápida de alta deletada e uma nova figura acrescentada.
No pregão da última terça-feira acompanhamos nosso IBOVESPA testar a primeira região de confluência de fatoreis que falei no cenário 01 da semana passada, porém não tiveram força suficiente para superá-la. Caso, nesta semana que se inicia vejamos um novo domínio dos compradores em nosso índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região superior da figura desenhada, para então, nosso IBOVESPA tentar buscar, novamente, os tão esperados 100.000 pontos. (vide gráfico, flechas azuis).
– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICA-> Linha de tendência rápida de alta deletada e uma nova figura acrescentada.
Ao conseguirem o domínio de nosso IBOV, especialmente no pregão de quarta-feira, os vendedores foram capazes de fazer com que o índice viesse a testar a região de confluência de fatores localizada em +-93.000 para então voltarem a brigar pelo domínio do mercado com os compradores. Como não houve uma vitória de nenhum dos lados, nosso índice acabou sem uma tendência clara nos últimos dias da semana. Caso os vendedores, voltem a dominar o IBOVESPA, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região inferior da figura e caso superada, poderia fazer com que o IBOV viesse a buscar a região de confluência localizada em +-91.100 pontos. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo:
Alguns poderiam pensar que faltando apenas 2 pregões para o fim do mês os “mares” estariam mais calmos, contudo chamo a atenção que na segunda-feira teremos a divulgação da taxa de desemprego de nosso país, na qual acredito que virá acima da última 12,6%, bem como teremos a divulgação do balanço orçamentário do mês de maio e a relação dívida/Pib.
Calma… que ainda temos mais… Na quarta-feira teremos o PMI da indústria, na quinta-feira teremos a divulgação da atividade industrial e na sexta-feira teremos o indicador PMI do setor de serviço…
Devido a estes indicadores, acredito que deveremos ter uma semana bem volátil em nosso IBOV, nestes momentos sempre é interessante tem uma gestão de risco bem ajustada, pois com muito “vento” o mastro pode acabar quebrando e o navio ficar à deriva.
Espero você na próxima semana!
Marco Real Simonetto
MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com
*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: tradingview
Deixe uma resposta