Bom dia MTEAMBR!
CALMA… não é DEJA VU… mas foi necessário APENAS 01 pregão para que o IBOVESPA chegasse no alvo que desenhei para o cenário 01 da semana passada e não só isso, nosso índice voltou a fazer a testar as regiões de confluência de fatores e chegou além do alvo… mas EXATAMENTE na zona de confluência de fatores que temos desenhado a MESES.. MAS COMO ISTO?? Tudo explicado na análise da semana passada, mas… nosso lema aqui é este:
Se você busca enrolação… está no lugar errado.
Se você busca “bola de cristal” … está no lugar errado.
Se você busca algum “guru” …está no lugar errado.
Se você busca o “profeta do acontecido” … está no lugar errado.
Enquanto alguns buscam “HOLOFOTES” aqui buscamos ALVOS.
Mas quem vive do passado é museu…trader do acontecido ou profeta do passado… vamos direto aos gráficos para esta semana.
– Ilustração e Opinião
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
ATENÇÃO… não se assuste ao ver um monte de linhas desenhadas em nosso gráfico…. MELHOR ainda… saiba que elas estão desenhadas no gráfico há alguns anos… mais uma vez, mostrando a eficiência de uma análise técnica bem-feita…sem inventar moda.
Mesmo utilizando a análise técnica há muitos anos sua eficiência e sua eficácia especialmente para o curto e o médio prazo nunca deixam de me surpreender… é algo fantástico.
Devido aos movimentos do IBOV na última semana, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:
– Cenário 01: ATENÇÃO TÉCNICA – NENHUMA ALTERAÇÃO GRÁFICA
Iniciamos a semana com uma entrada de força compradora que foi capaz de fazer com que nosso IBOV chegasse praticamente a região de nosso alvo, diferença de apenas 150 pontos, contudo quem esperou o pregão do dia seguinte pegou o alvo inteiro e viu nosso IBOV sentir EXATAMENTE a região que tenho desenhado e sinalizado para vocês… mas espere… não pense que sou eu… é a análise técnica executada como deve, sem estripulia.
Caso os compradores voltam a dominar o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar a primeira região de confluência intermediária localizada em +- 98.300. NOTEM que temos a linha de tendência para superar, caso superada esta barreira técnica as probabilidades de então voltar a testar a região de confluência de fatores localizada em +-99.500 aumentariam consideravelmente….e se superada poderíamos ver, novamente, nosso IBOVESPA a testar a região dos 100.000 pontos (precisaríamos de uma alta de apenas 2,50% para chegar lá).(Vide gráfico, flechas azuis).
– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICA – NENHUMA ALTERAÇÃO GRÁFICA
No último pregão da semana, após o IBOV atingir a região que tínhamos desenhado, vimos os vendedores voltarem a dominar nosso índice pressionando o fechamento de nosso índice em cima da região de +-97.500 pontos.
Caso os vendedores sigam dominando nosso mercado este fato poderia fazer com que as probabilidades de vermos um novo teste na região de confluência de fatores intermediária localizada em +- 96.600, que caso superada, poderia trazer nosso IBOV para a região localizada em +-95.000 e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo:
O que estava de olho semana passada: Os números de produção e venda de carros vieram bons, aos olhos do mercado, e o volume de vendas do varejo no mês passado surpreendeu, apesar de estar abaixo da previsão anual e o IPCA veio acima do esperado, mostrando o inicio de um movimento de pressão nos preços.
Começaremos a semana com feriado e, portanto, não teremos pregão.
Todos os indicadores que estarei acompanhando na semana estão concentrados na quarta-feira e estou com curioso para ver como será os números que relatam o crescimento do setor de serviço em nosso país.
Espero você na próxima semana!
Marco Real Simonetto
MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com
*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: tradingview
Deixe uma resposta