Bom dia, Pessoal!
Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.
– Giro Rápido pelo Mundo
Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).
Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!
Como falamos bastante esta semana… semana bem movimentada, cheia de oportunidades e cheia de “pega ratões”!
Falamos muito durante a semana, sobre a volatilidade que poderia entrar no mercado devido aos comentários do presidente dos EUA em uma rede social, bem como a resposta da China à ele, contudo as probabilidades de acompanhar uma reversão nesta situação era grande para nós que já estamos acostumados a maneira de se comunicar do presidente da maior economia do mundo… boas oportunidades surgiram em todos os mercados.
Desde a semana passada, conforme falei na live ABERTURA DO MERCADO (domingo passado – CANAL YOUTUBE), estávamos acompanhando a situação da primeira ministra da Inglaterra. Ela estava sofrendo muita pressão interna de seu próprio partido e após sua “visita” ao Comitê 1922 resolveu renunciar a sua posição e, portanto, agora começa um novo processo dentro do partido para eleger a sua líder… Cuidado para não sair apertando BUY ou SELL sem antes sabermos quem será seu substituto e quais são suas intenções, pois ENORMES bancos já começaram a divulgar que não acreditam mais no BREXIT para este ano… mais volatilidade nos espera!
As tensões no Oriente médio seguem fortes, inclusive com o rumor que o pentágono apresentará em breve a Casa Branca uma proposta formal de enviar 10.000 soldados para aquela região.
Situação dos gasodutos (região Europa-Ásia-oriente médio), parece ter sido resolvida tanto que vimos diversos pronunciamento dos responsáveis sobre o tema.
– Pousando em nossa movimentada República
Nossa República segue pulsando fortemente visto que diversos planos estruturais estão sendo debatidos em nosso congresso; Fluxo cambial estrangeiro supera o anterior registrando 1,796 Bilhões; IPCA 15 fica abaixo do esperado (0,35%), índice de evolução do emprego (CAGED (abril)) supera expectativa registrando a criação de 129,60 mil empregos… entre outros!
Nosso IBOVESPA acumulou forte alta +4,04% na semana e o dólar retornar para R$ 4,02.
Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.
– Ilustração e Opinião
Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fecharam em queda esta semana com -0,96% e -0,69% respectivamente.
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
119
120
Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.
Esta semana acompanhamos nosso IBOVESPA efetuar o CENARIO 01 que tinha desenhado na semana passada, vindo testar exatamente nossas zonas de confluência, como mostrado no gráfico. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:
– Cenário 01: Voltamos, novamente, para dentro de nossa figura técnica, porém os compradores terão que ter força suficiente para romper a linha de tendência rápida de baixa, se quiserem fazer com que nosso índice retorne a seus níveis superiores. Caso entre força compradora em nosso índice, este fato aumentaria as probabilidades de vermos um rompimento da zona de confluência localizada em +- 95.000 pontos e, então, aumentar as probabilidades ir em busca de regiões superiores. (vide gráfico, flechas azuis)
– Cenário 02: “Fuertes, pero no mucho”, foi o que acompanhamos esta semana em nosso IBOVESPA. Nenhuma alteração técnica é necessária em nosso índice, sendo assim, chamo a atenção para nossa linha de tendência rápida de baixa, pois se mostrou importante nos pregoes de sexta, de quinta e de quarta-feira, visto que estava sobre uma região que eu chamo de confluência de fatores. Caso os vendedores voltem com força esta semana, este fato aumentaria as probabilidades de vermos um novo teste na região de +- 93,000 pontos e caso superada, quebraria novamente nossa figura técnica. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo: Acredito que teremos, novamente, uma semana cheia de volatilidade, visto que temos diversos indicadores econômicos IMPORTANTES sendo divulgados, por exemplo: PIB na quinta-feira e a taxa de desemprego na sexta-feira.
SEMPRE vale reforçar a importância de estarmos atentos aos eventos que estão acontecendo em nosso congresso, visto que estes, impactam diretamente nosso mercado, afinal estão sendo debatidos projetos que modificariam realmente a estrutura de nosso país.
Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e estar em NOSSA LISTA DE TRANSMISSÃO com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!
Espero você na próxima semana!
Marco R Simonetto
TREINAMENTO PRESENCIAL RIO DE JANEIRO – 15 e 16 junho – https://projetosat.mteambr.com/rj/
TREINAMENTO PRESENCIAL SÃO PAULO – 29 e 30 junho – https://projetosat.mteambr.com/sp/
MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> projetosat.mteambr.com (FECHADO PARA NOVOS MEMBROS)
Deixe uma resposta