Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Um dos principais fatos que chamaram a atenção no mercado Ásia-pacífico foi o fato de que os dados de inflação da Austrália vieram melhores do que o esperado além ajudando ao índice daquele país fechar com valorização de +3,87%, contudo o “grande vencedor” foi o índice de Hong Kong, acumulando uma alta de +8,11% no mês, fortemente impactos pelas medidas anunciadas chinesas, bem como a grande expectativa de um acordo entre China-EUA.

Já no “velho continente” tivemos uma semana bem agitada. Acompanhamos “ao vivo” em nossa lista de transmissão a votação sobre postergar ou não o BREXIT, lembro a todos que acertamos na previsão e o artigo 50 segue em validade, fazendo com que a data do “divórcio” siga em 29/03/2019. Ao longo da semana chamei a atenção para a “corrida” do FTSE 100 em direção ao DAX visto que ele tinha ficado para trás. Os índices europeus fecharam o mês no território positivo e coloco como destaque o PSI 20, que teve uma valorização de 8,40% no mês.

No “novo continente”, apesar de termos dito o “término parcial” do “desligamento” nos EUA, sem dúvida alguma o grande fato que surpreendeu os mercados mundiais foram os anúncios do presidente do banco central norte-americano. Já detalhei muitos dos pontos do pronunciamento do Powell, contudo volto a chamar a atenção para o fato que ele “flexibilizou” a visão sobre a atual politica monetária, isto é, deixou aberto que existe a possiblidade, se necessário, de um recuo na taxa de juros e também voltou a comentar, algo que não escutávamos a mais de 6 meses, que os membros estão analisando as probabilidades de o FED começar a diminuir seu balanço. Para deixar em um português bem claro, eles estão analisando a possibilidade de começar a vender os ativos que compraram desde a crise do “sub-prime”. Um fato curioso que gostaria de lembrar a todos é que ainda no ano passado o presidente TRUMP criticou a política do FED, aumentar juros, e “casualmente” tivemos um recuo na “visão monetária” por partes dos membros… será coincidência?

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo apresento um breve resumo do que estarei prestando atenção na próxima semana, por região, no mundo.

– Ásia-Pacífico: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

– Velho Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

– Novo Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

– Pousando em nossa movimentada República

Brumadinho; queda expressiva da Vale; anúncios da empresa sobre novas medidas, valorização das ações; taxa de desemprego em nosso país ficou em 11,60%; presidente está em recuperação de sua cirurgia e tivemos alguns outros índices importantes de nossa economia, como por exemplo, a produção industrial de dez veio acima do esperado em 0,20%. Acompanhei na sexta as eleições para presidência de nosso congresso nacional e vi o Rodrigo Maia ser reeleito na câmara dos deputados e sigo acompanhando o CIRCO que está sendo feito no senado.

Nosso índice IBOVESPA, acumulou este mês uma alta de 10,82%, puxando especialmente pela alta das commodities, discurso do FED e expectativas políticas.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

enquanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido fechou fortemente em queda esta semana (-2,28%) o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registrou uma leve alta de +0,10% no acúmulo da semana, impactados fortemente pelo descrito acima.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA sentiu a zona de confluência que eu tinha desenhado em 97.500 pontos vindo testar nosso primeiro alvo do CENARIO 02 para então retornar a máxima histórica. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Devidos aos fatores técnicos, atualizei a linha de tendência rápida de alta (linha verde atualizada) e acrescentei uma linha de alta de curtíssimo prazo em rosa em nosso gráfico. Notem que a zona de confluência se mostra cada vez mais importante visto que está mostrando um grande interesse por compradores e vendedores. Caso os compradores sigam dominando o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um rompimento da zona de confluência e o IBOV ir em direção aos 99.500 pontos. (vide gráfico)

– Cenário 02: Na última segunda-feira, acompanhamos os vendedores tomarem o controle do mercado, impulsionando nosso IBOV direto para nossa primeira região de confluência. Apesar de terem sido vencidos durante a semana, o IBOV se encontra novamente na região que iniciou semana passada. Caso os vendedores sejam capazes de dominar os compradores, uma vez mais, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um rompimento da zona de confluência (círculo-preto) para então o índice ir em direção aos 95 mil pontos. (vide gráfico)

– Resumindo: Provavelmente ao abrir os mercados, já saberemos que é o novo presidente do senado federal e lembro a todos que seguimos vendo forte influência de nosso cenário político em nosso mercado. Na mesma segunda teremos a divulgação do tradicional relatório FOCUS bem como a divulgação do IPC-Fipe.

Na quarta-feira, teremos o anuncio da SELIC a qual acredito que deverá permanecer em 6,50% e na sexta-feira estarei de olho no IPCA (índice oficial do governo sobre inflação) de janeiro.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto