Bom dia Pessoal!

Um alguns outros posts eu já comentei sobre expectativa em relação ao mercado financeiro de uma forma mais técnica, ou seja, comentei de querer acertar a mínima para comprar e sair na máxima, de fazer 200% de lucro no mês, de nunca tomar um stop, entre outras expectativas totalmente fora da realidade.

Neste post eu gostaria de abordar 3 situações muito comuns onde vejo muitos traders fracassarem:

1 – Um bom dia é um dia de Lucro

É lógico que todos vocês, inclusive eu, queremos terminar um dia com lucro no bolso, afinal estamos no mercado para ganhar dinheiro. O grande perigo dessa suposição é que sua saúde emocional será tão variável quanto aos seus resultados diários, ou seja, você será emocionalmente afetado por um dia de perda, que pode comprometer suas atitudes no dia seguinte, e no outro, até que você entre num ciclo difícil de escapar. Tenha em mente que você terá dias ruins, semanas ruins e até meses ruins. Um dia bom para você é aquele em que você seguiu seu plano de trading, seguiu sua gestão de risco, executou com precisão as operações, tendo lucro ou prejuízo no final. Se a longo prazo essas práticas não geram lucro, pode ser necessário revisar todo o plano para saber onde encontram-se os problemas.

2- Operar mais gera melhores resultados

Pode até ser verdade para algumas estratégias bem específicas, mas em geral, essa suposição só é verdadeira para a corretora, afinal quanto mais você operar, mais a corretora encherá seus caixas através de spread e comissões. Lembre-se, você sempre começa perdendo quando abre uma posição. Operar com alta frequência lhe deixará estressado, cansado, e aumenta a probabilidade de você fazer uma besteira. Entre sempre que seu setup der oportunidade e dentro das condições as quais você conhece suas estatísticas (dias da semana, horários, sessões, volatilidade, etc). Se necessário aplique filtros para refinar suas entradas.

3- Sucesso significa “Viver de Trade”!

Essa expectativa é a campeã pelas redes sociais… E também a que mais gera frustração e desânimo. Não estou aqui dizendo que é impossível, mas pensar em viver de suas operações com uma conta de mil reais ou mil dólares, e/ ou em alguns meses de mercado, é pedir se frustrar. Pense nas profissões tradicionais como médico, engenheiro, advogado… Eles se preparam por 4, 5, e algumas vezes até mais anos para se formar, e mesmo assim seus primeiros anos de profissão em geral são bem instáveis devido a falta de experiência, conhecimento basicamente teórico, condição de mercado, entre outros. Foque em sua preparação, estude, tenha prática, teste exaustivamente o lado mecânico, analítico e psicológico, construa um capital relevante para que você possa operar tranquilo, sem a necessidade de fazer 50% de lucro ao mês. Não há forma de se especializar e agregar competências que não leve tempo!

Eu poderia ficar aqui horas listando dezenas de outras expectativas, mas acredito se você dominar essas 3, já estará no caminho certo para atingir seus objetivos no mercado financeiro.

Caso você tenha se identificado em algum desses pontos, ou até mesmo em todos, deixe abaixo seu comentário.

Um grande abraço e bons trades!

Márcio Frisso