Bom dia Pessoal,

O medo dos números e sua performance!

Existem diversas teorias psicológico-sociais que tentam explicar o fenômeno que eu gosto de chamar… medo dos números, ou seja, medo de fazer cálculos..

Muitas vezes antes de um “bom dia, prazer me chamo …”, “Gostaria de adicioná-lo no skype, email, etc..” ou  “Muito prazer meu nome é …” sou BOMBARDEADO POR PERGUNTAS como: “Qual a sua rentabilidade?”, “Qual a quantidade de trade que você faz”, “Que mercado opera, etc”… Entendo a ansiedade e o querer respostas imediatas ( solucionar o SEU problema) … por isto o motivo deste post.

(…Um pensamento que sempre trago comigo é… cada um respeita os outros tanto quanto gostaria de ser respeitado… mas um excelente momento para colocar uma frase muito comum.. CADUM CADUM..)

Sou bombardeado por estas perguntas e somente depois de conseguir responder a grande maioria destas perguntas às pessoas diminuem o seu grau de ansiedade até o momento que EU começo as perguntas… e note… claro que poderia perguntar sobre cálculos complexos, como por exemplo, aqueles que gostam de renda fixa, (qual sua “duration”, qual sua “convexity”, etc); ou para aqueles de mercado que necessita cobertura (qual o nível mínimo de margem?, qual a alavancagem?, A que preço irão te chamar para cobrir o em aberto, etc) .. Não faço isto.. SIMPLESMENTE faço as mesmas perguntas que elas me fizeram.

E PASMEM.. muitas das respostas é…

Não sei… Não calculo… Mudei de sistema a pouco tempo e não tenho estes cálculos, e muitas outras que vocês podem imaginar… mas o que acho IMPORTANTE é o que está POR TRÁS DESTAS RESPOSTAS… o MEDO de seus próprios números.

Pelo que pude observar, a grande maioria das pessoas tem medo de seus próprios números  (efetividade, eficiência, conversão, sequencias, etc..) e, portanto acabam por não efetuar nenhum calculo, sendo esta atitude muitas vezes a responsável por resultados negativos permanentes e/ou o responsável por nunca conseguir elevar sua perfomance.

 Me EXPLICO e RESUMO..

A grande maioria das pessoas não entende que somente depois de entender a si mesmas, seus sistemas, suas debilidades e seus pontos fortes é que serão capazes de identificar áreas onde necessitam trabalhar com maior intensidade para poder elevar seus desempenhos. Portanto NÃO TENHA MEDO de saber onde estão situados seus pontos fracos ao contrário deves ficar SATISFEITO em saber onde deves focar sua atenção (mudança de método de trading, mudança de psicologia, etc) para poder ir para o outro nível!

E termino com uma frase de um comercial que sintetiza o que quis transmitir a todos vocês neste post..

 “POTÊNCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE!”

Bons trades!

Marco R. Simonetto