Bom dia Pessoal,
O Trader Iludido…
Já debatemos neste blog que é ESSENCIAL para qualquer operador do mercado financeiro ter opções para combater as cada vez mais frequentes quedas de luz e ou a falta de conexão de internet devido a motivos de terceiro, manutenção, naturais, etc.
Hoje gostaria de escrever algo sobre aqueles traders que se preocupam mais em possuir o último modelo de computador, diversas telas adicionais que vemos na televisão e programas especializados no mercado financeiro e /ou pagam pelo acesso mais caro a um banco de dados e/ou informação que eles simplesmente não sabem como utilizar.
Note que não sou contra aqueles operadores que buscam ter estes recursos disponíveis para si. O que sou contra é que muitos destes traders focam em possuir a melhor tecnologia, os melhores recursos e se esquecem de focar em algo FUNDAMENTAL… Atingir resultados positivos e constantes, isto é, ter um bom método de trading.
E acredite que este cenário pode ficar ainda pior, quando estes traders simplesmente “se esquecem” de adicionar o valor destes “investimentos” a seus custos fixos e ou variáveis e sendo assim acabam criando um buraco enorme desnecessário que lhe custara muito tempo e esforço para sair dele.
Explico-me..
Já sabemos que um ponto principal para conseguirmos resultados positivos e constantes é REALMENTE encarar a vida de operador do mercado financeiro de uma maneira SÉRIA e RESPONSÁVEL, isto é, encarar este caminho que você mesmo escolheu como um negócio novo que você esta empreendendo.
Sabemos que para ter resultados positivos em um negocio não basta somente termos uma boa ideia, temos que saber os números que farão com que esta ideia seja rentável e nos ajude a alcançar nossos objetivos.
Infelizmente, muitos operadores começam investindo um montante de capital tão grande em recursos físicos que quando chega na hora de investir pesado no ponto principal de seu negocio, CONHECIMENTO, estão “com a corda no pescoço” e desde já nasce o desespero e a fabricação de realidades que são quase impossíveis de se concretizar o que os levará ao nosso famoso “trader no país das maravilhas”.
Eu sei que você já deve estar cansado de escutar a frase… O “BOM” vem antes do “ÓTIMO”, mas peço que realmente reflita se você tem feito isto em seu dia-a-dia. Durante este exercício não tenho duvida que muitos “detalhes” irão surgir e que talvez seja um destes “detalhes” que possa ajudá-lo a melhorar sua performance/ rendimento.
Minha opinião sobre os operadores PULA-PULA (aqueles que a cada semana estão com uma nova estratégia/ método e que nunca dão tempo para que a estratégia em teste mostre seu resultado ( seja positivo ou negativo)) é bem conhecida, mas confesso que acredito que seja melhor ser um operador PULA-PULA do que ser um operador que possui os melhores recursos, mas como ficou “curto” no capital não pode investir em conhecimento. Afinal de contas o que será responsável pelo pagamento das contas dos recursos físicos é o trading, não é mesmo?
Note novamente que não sou contra ter acesso aos melhores recursos disponíveis, porém sou contra ter acesso a eles simplesmente para poder dizer/ mostrar aos outros que você possui o recurso XYZ. Muitos gastam milhares em recursos que não sabem qual sua funcionalidade e muito menos como utilizá-los, portanto não irão lhe gerar nenhum beneficio e sim o contrário custos que devem ser pagos.
Lembra-se da nossa frase??? Pois então foque primeiro em atingir o nível BOM, isto é, tenha resultados positivos e de uma maneira constante para depois tentar chegar a níveis mais altos. Isto não apenas irá facilitar você elevar seu nível de trading como também irá aliviar sua carteira.
Não se esqueça de que aprender o que NÃO deve se fazer também é uma forma de aproximarmos de nossos objetivos, afinal de contas se sabemos o que NÃO devemos fazer, evitaremos cair nas armadilhas dos “vendedores de sonhos” que nos tentam a todo instante com suas propostas milionárias.
Para se colocar a cobertura no bolo, necessitamos um bolo…
Para encher um copo com água, necessitamos um copo para encher…
Antes de sermos excelentes, necessitamos ser bons naquilo em que queremos chegar ao nível de excelência…
O caminho a ser percorrido é longo, mas se começar agora ele irá se tornando cada vez menor. Agora se ficarmos sempre no ponto de largada e não dermos o primeiro passo… Ele sempre será ENORME.
Bons trades!
Marco R. Simonetto
Deixe uma resposta