Bom dia Pessoal,
O Trader Real E O Trader De Papel…
Eu sei que este assunto é realmente complicado de se tratar e que irei “magoar” algumas pessoas que vivem desta maneira, porém não ficarei calado vendo muitas pessoas caírem nesta armadilha dia-a-dia.
Eles vêm com discursos sedutores falando exatamente aquilo que QUEREMOS escutar e não o que DEVEMOS escutar. Cada um é livre para pensar e fazer o que quiser, como EU também sou livre para dar minha opinião sobre os traders “vendedores de sonhos” e também sobre os traders que nunca erram… Mas omitem que nunca estão no mercado. Fazem a famosa análise no papel, após o mercado fechar e/ou somente sobre dados históricos… Nunca operam de verdade.
Recebi um conto / história que provavelmente você já escutou, mas vale a pena ler ele novamente.
Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:
– Vocês sabem onde está o médico do hospital?
Com tranquilidade o médico respondeu:
– Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
– Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contestou:
– Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!
– Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!…
– Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta….
– Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que… Vestido assim, o senhor nem parece um médico…
– Veja bem as coisas como são…- disse o médico -… as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpatiquíssimo “boa tarde!”; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito…
Moral da História:
UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.
Sabemos que a roupa faz a diferença mas o que não podemos negar é que Falta de Educação, Arrogância, Falta de Humildade, Pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, Grosseria e outras “qualidades” derrubam qualquer vestimenta.
BASTAM ÀS VEZES APENAS 5 MINUTOS DE CONVERSA PARA QUE O OURO DA VESTIMENTA SE TRANSFORME EM BARRO.
E no mercado financeiro?
A “vestimenta” é tão “importante” no mercado financeiro que você provavelmente NUNCA encontrará alguém que trabalha em alguma instituição financeira e ou que presta serviços financeiros sem aquele bom e caro terno, uma gravata caríssima e sapatos bem engraxados.
Não tenho nada contra quem gasta milhares de reais, dólares, euros em roupas caras. Acredito que se a pessoa se sente bem fazendo isto, deve seguir fazendo. O que sou totalmente contra é que algumas destas pessoas acreditam por se vestirem “melhor” saibam mais e / ou possuem o direito de menosprezar alguém que esta vestida de maneira mais “simples”.
Já participei de vários seminários onde vi estas máscaras caírem milhares de vezes e normalmente acontece quando o palestrante / professor abre para perguntas. Muitas vezes as perguntas mais complexas e interessantes vêm daquelas pessoas sentadas no fundo, vestidas de jeans e camisa, aquelas pessoas que muitos simplesmente ignoram quando estão no “hall” para entrar no evento e/ou no “coffee break”. Não estou dizendo que as pessoas que se vestem de uma maneira mais sofisticada não fazem excelentes perguntas ou outra coisa, simplesmente estou dizendo para que você tenha cuidado quando fizer um pré-julgamento de alguém.
Tenha cuidado com aqueles produtos que possuem uma “cara” que parecem que saíram diretamente de Hollywood. Investigue a fundo TODOS os produtos que lhe chamarem a atenção, faça perguntas, veja se quem esta oferecendo o serviço utiliza o que esta querendo lhe vender ou se somente vende o produto. (seja porque é mais rentável vender e não operacionalizar e / ou porque sabe que o produto não é eficiente e eficaz.) E tenham um CUIDADO especial com aqueles operadores que nunca erram… Mas que se esquecem de lhe confessar que nunca operam realmente!!!!
Termino com uma frase muito conhecida que modifiquei um pouco.
“Às vezes, os melhores aromas estão nos menores frascos”
Bons trades!
Marco Simonetto
Deixe uma resposta