Bom dia, Pessoal!

Vamos direto ao assunto! Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Foi uma semana bem atípica para o mercado asiático especialmente após o anuncio sobre aquela região feito para empresa norte-americana Apple. Acompanhamos forte impactos nas moedas internacionais e vimos o índice Shanghai fechar na semana em +0,84% e o Hang Seng em +0,48%.

Já no “velho continente”, passados os feriados tivemos um acúmulo positivo de +1,98% no DAX e de +1,54% no FTSE 100. Chamo a atenção que o “consumo de crédito” pelos consumidores do Reino Unido despencou para níveis que não se via desde 2015 e a já na zona da comunidade acompanhamos os níveis de inflação reduzirem drasticamente, devido basicamente a queda abrupta que vimos do preço do petróleo em 2018.

No “novo continente”, o FED chamou novamente a atenção de todo o mercado com seu pronunciamento e vimos o índice dólar fechar com desvalorização de -0,21% na semana, o S&P 500 com valorização de +1,86% e o Dow Jones com +1,60%.

Abaixo um pequeno resumo dos principais fatos que me chamaram a atenção e impactaram fortemente o mercado nesta última semana, por região.

Como alertei durante toda a semana em nossas listas de transmissões (PROJETO SAT E PROJETO TRADER 24 HORAS), recomendei muito cuidado com as operações durante esta semana devido aos movimentos normais que temos durante este tempo dos grandes fundos, bancos, etc. Para não ser repetitivo, esta semana irei modificar um pouco e invés de detalhar mais sobre cada região irei comentar sobre o que estou de olho para esta semana em cada região.

– Ásia-Pacífico: Chamo a atenção do fato… ACESSO PROJETO SAT

– Velho Continente: Pessoal, visto que não tivemos a votação do Brexit, acredito … ACESSO PROJETO SAT

– Novo Continente: Da mesma maneira, acredito que nos mercados norte-americanos ACESSO PROJETO SAT

– Pousando em nossa movimentada República

Novo governo assumiu, ministros tomando posse e já reforçando suas ideias e explicitando para toda a população suas estratégias de como atingir suas metas. Semana passada tivemos poucos números impactantes no mercado, mas chamo a atenção para o IPC-Fipe que acabou fechando bem abaixo do esperado.

Nosso índice IBOVESPA, nesta semana, reagiu positivamente aos comunicados políticos e somando a onda da alta do petróleo acumulou uma alta de 4,50% nesta semana!

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido quanto o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registraram forte alta no último pregão da semana passada, +2,16% e +3,29, ambos repercutindo os comentários do presidente do FED e a alta do petróleo!

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

CENÁRIO 1

CENÁRIO 2

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA efetuou e superou o movimento que desenhei no CENÁRIO 01 o último estudo, vindo inclusive nosso IBOV fez um novo TOPO histórico. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Como expliquei acima (detalhes por região), acredito que podemos ter uma semana especial, contudo vimos um grande movimento de compradores entrarem no mercado internacional e o nosso mercado nacional segue repercutindo positivamente os novos planos e metidas do novo governo. Tecnicamente, o último candle diário de nosso IBOV não é muito claro, contudo os compradores conseguiram fazer um novo topo histórico, que tecnicamente nos “obrigada” a atualizar nossa linha de tendência rápida de alta. Caso os compradores continuarem comandando nosso mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso IBOV buscar a região de +- 93 mil pontos. (vide gráfico)

– Cenário 02: Nos últimos 5 pregões, os “ursos” (vendedores) não foram capazes de superar os “touros” (compradores) e foram superados em duas regiões de confluência de fatores que anteriormente estava sobre seu controle (+- 89.500 e +- 91.100 pontos). Teremos dois fatos importantes durante esta semana no âmbito mundial que poderão impactar nosso mercado nacional, caso estes sejam fortes o suficiente para trazer os vendedores novamente ao IBOV isto poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 89.500 e inferiores. (vide gráfico)

– Resumindo: Estamos começando mais um ano e este, igual aos anteriores, sempre é único e exclusivo!

Isto não deve gerar nenhum sentimento de medo ou similar nos operadores, pois a cada dia temos novas oportunidades no mercado, contudo sempre devemos utilizar o discernimento para verificar se a oportunidade que estamos vendo existe realmente ou se é “criada” pelo nosso psicológico ou por “dicas” de outras pessoas.

No âmbito econômico, acredito que o IPCA (sexta-feira) poderá trazer algo de novo, mas agenda internacional, em minha opinião, está “pesada”, contudo um novo governo está assumindo nosso país consequentemente novas ideias e planos estão sendo apresentados.

Acredito que ainda veremos o ambiente político impactar fortemente nosso mercado de renda variável, por isto recomendo cautela e uma atenção ainda maior com operações de curtíssimo prazo.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólido, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com