Bom Dia Pessoal!
Como DETONAR Seu Patrimônio E Se Meter Em Problemas No Mercado…
Infelizmente muitas pessoas que querem operar no mercado financeiro não são instruídas sobre a importância da administração financeira e mais precisamente, o foco deste artigo, administração de seu orçamento.
Ao contrario do que muitos pensam esta é uma parte FUNDAMENTAL para qualquer operador do mercado financeiro como também não precisa ser cheia de números e cálculos (é excelente que você faça cálculos), mas antes de fazê-los é necessário entender alguns conceitos básicos.
Para a “frustração” dos amantes dos números, não pretendo entrar em cálculos e em detalhes matemático-financeiros. Neste artigo quero focar em alguns caminhos que muitos tomam e acabam entregam toda sua conta de investimento e MUITAS vezes a casa, o carro, os bens.
Para se operar no mercado financeiro é necessário ter um capital para investir. Não importa se é GRANDE ou PEQUENO você somente poderá participar no mercado financeiro se tens um capital.
E é AQUI que muitos “operadores” já comprometem seus resultados FUTUROS e começam a cavar sua própria sepultura.
Mesmo aqueles que dedicam algumas horas para analisar seu orçamento, isto é, verificar o QUANTO podem dedicar a área de investimento estão sujeitos a cometer um suicídio ANTES mesmo de abrir uma conta em qualquer corretora.
Após fazer alguns cálculos simples, muitos identificam que NECESSITARIAM (para atingir seus objetivos rapidamente) um capital MAIOR do que possuem e ai esta o PERIGO.
Todos nós sabemos que se tentarmos dar um passo maior que nossas pernas a probabilidade de cairmos e nos machucar são ENORMES, mas parece que quando se trata do mercado financeiro estes conceitos BÁSICOS se perdem no meio da excitação, ansiedade e da ganância.
Estes operadores estão a ponto de fazer a PIOR decisão que podem fazer quando se trata de investimento…
Estes operadores estão diante de uma questão onde muitos fatores estão em jogo, tais como: desejo de $ fácil e rápido, ansiedade, ganância, medo de aceitar a própria situação financeira, entre outros.
Bom… Finalmente eles resolvem a questão!
Como obter mais dinheiro para que eu possa operar?
Pedindo emprestado.
Simples, rápido e fácil, não é mesmo?
Lembre-se que MUITOS antes mesmos de POSSUÍREM resultados positivos e constantes ou até mesmo ANTES de abrirem uma conta em qualquer corretora já estão se ENDIVIDANDO. Em outras palavras, estão dando o passo maior do que as pernas.
TODOS que já operam sabem que as projeções que podemos fazer no papel, por mais detalhistas e realistas que possam ser muitas vezes não se realizam, pois sabemos que estamos entrando em um mercado de probabilidades onde a palavras CERTEZA ou GARANTIA não possuem significado.
Voltando a solução. Pedem dinheiro emprestado para os familiares, amigos, parentes, conhecidos e prometem baseados em cálculos e não em realidade que irão devolver tudo RAPIDAMENTE e ainda mais com juros.
PERIGO #01… Estão colocando a relação em risco. TODOS nós sabemos que muitas vezes os pais, amigos, parentes, por acreditarem no potencial da pessoa que esta pedindo emprestado e também… No final das contas os cálculos justificam o investimento.
Bom… Depois de pouco tempo, aquele operador percebe que suas projeções não se sustentam no mundo REAL e com a carga emocional (de provar que pode, mostrar a todos que é o “cara”, etc.) e com a carga financeira (de ter que devolver o $$$ emprestado e ainda mais os juros) … Ai a coisa começa a complicar.
Stress, nervosismo, ansiedade… Começam a gerar uma bola de neve que cada vez AUMENTAM suas probabilidades de FRACASSO.
Seu emocional já está comprometido…
Seu financeiro já está comprometido…
E
Agora são AINDA MAIS ALTAS as probabilidades de FRACASSO.
Apesar de colocar a relação em risco com os familiares, amigos, parentes… Estes não abrirão um processo de cobrança contra você (alguns abrirão e você irá perceber que quando se fala em DINHEIRO muitas coisas mudam de “figura”).
E o que poderia ser PIOR ENTÃO?
Acho que você já sabe….
VAMOS PEDIR EMPRESTADO as entidades financeiras, afinal elas me cobram X% e eu com meus cálculos “irei fazer X+X%”.
Melhor negocio impossível, fazer dinheiro com dinheiro dos outros e mostrar a todos que eu sou o “CARA”.
Como o processo de abertura de crédito esta cada vez mais fácil e muitos gerentes / agentes financeiros são pressionados por seus superiores a VENDEREM este tipo de produto, poucas perguntas são feitas e BUMMM … $$$$ na conta.
E vamos à realidade novamente…
Projeções como o próprio nome já diz… São projeções. Muitas iram estar MUITO longe da realidade e outras poderão estar mais perto, porem o %%% cobrado pela instituição financeira que você pediu $$$ emprestado não esta nem ai para suas projeções e sim quer seu $$$ conforme você mesmo assinou.
Cenário armado para o desastre não é mesmo?
Após alguns meses aquele X% que pareciam tão fácil de fazer já é um objetivo MUITO longe de sua capacidade e mês após mês a DIVIDA aumenta e aumenta.
Não se preocupe… ESTES irão abrir um processo de cobrança contra você e quando você perceber… Já está devendo MUITO mais do que somente o capital que você pediu emprestado e sim a casa, o carro, etc.
Concluindo…
RESPEITE sua capacidade financeira, não tente dar um passo maior do que suas pernas porque a queda pode ser bastante dolorida e até mesmo FATAL.
Opere SEMPRE pequeno… Diminuirá seu stress emocional e financeiro.
Bons Trades
Marco R. Simonetto
Deixe uma resposta