Bom dia Pessoal,
Perguntando Para Chegar Ao Sucesso…
Acho que todos, como eu, já escutaram e/ou escutam algumas destas frases:
– Pergunte sempre.
– Não fique com dúvida, pergunte.
– Não tenha medo de perguntar.
– Não existe pergunta boba, não fique com vergonha.
– Entre tantas outras.
Concordo com todas as frases acima, MAS gostaria de alertá-lo para uma grande armadilha que você pode cair senão tomar cuidado.
Estamos em uma era onde queremos tudo para ontem, não queremos esperar nem 1 minuto… Resumindo imediatismo puro. Já tive a experiência de planejar um almoço em um restaurante conhecido por excelente qualidade e por ter um preço acessível. Planejamos, isto é, decidimos data, melhor horário, etc… Infelizmente, parece que naquele final de semana muitas outras famílias tiveram a mesma ideia que nós, portanto quando chegamos ao restaurante ele estava cheio e havia algumas pessoas na lista de espera.
Eu particularmente, não gosto de esperar para poder comer, portanto podem imaginar a minha cara quando cheguei ao restaurante e tive que colocar meu nome na lista de espera. Estava decido a ir embora e buscar outro restaurante quando percebi que estava agindo irracionalmente, afinal de contas a lista de espera era pequena e iria demorar entre 20-30 minutos para entrarmos.
Mas você deve estar pensando: Acredito que ele se perdeu, afinal começou falando de perguntas e agora esta falando em lista de espera de restaurantes.
Siga lendo o post que você irá entender… Não se preocupe, irá demorar 1-2 minutos no máximo para que você entenda o porquê eu acredito que existe uma grande armadilha através da frase.. Pergunte sempre.
Enquanto estava esperando para ser chamado, tive a oportunidade de acompanhar o dialogo de um casal jovem com seu pequeno filho. (não sou muito bom em determinar a idade de crianças, mas sem dúvida esta estava na fase em que para tudo serve a pergunta: Por quê?) Não importava qual era a resposta dos pais a criança sempre “contra-atacava” com a mesma pergunta: Por quê?
Você deve estar pensando… Mas isto é normal e saudável, afinal de contas a criança está “descobrindo um novo mundo” e sendo assim possui muitas dúvidas.
CONCORDO 500% com você, mas o que me chamou a atenção veio alguns minutos depois…
Um senhor de idade mais avançada, acredito que era o avô da criança, juntou-se ao casal e a criança. E como vocês podem imaginar a criança começou a bombardear o suposto avô com suas perguntas fulminantes. Confesso que vi nas expressões dos pais certo alivio, pois se viram “salvos” por alguns minutos de responder tantas perguntas.
Em um curto espaço de tempo a criança havia repetido a famosa pergunta umas 15 vezes e o avô tomou seu tempo, olhou para ela e invés de RESPONDER imediatamente as perguntas… PERGUNTOU a criança: Por que você acha que isto aconteceu?… Tomo a liberdade de remodelar a pergunta do sábio avô para o mundo dos adultos…
Qual a sua opinião, isto é, qual seria a sua resposta do por quê?
Finalmente chegamos a grande armadilha que vejo que está atrás de tantas perguntas… PERGUNTAR é MUITO BOM, agora PERGUNTAR somente por PERGUNTAR fará com que você sempre fique a espera de alguém que lhe forneça a resposta, isto é, você sempre ficará esperando alguém, não irá PENSAR / REFLETIR… Irá se tornar preguiçoso, afinal de contas ALGUÉM deve ter a resposta para sua pergunta…
Então invés de VOCÊ PENSAR / REFLETIR / ESTUDAR sobre a possível resposta de sua pergunta… Você ficará sentado no banco esperando o “garçom” trazer a resposta… Ou o que vejo muito no mercado financeiro… Irá gastar rios de dinheiros comprando sistemas, métodos e estratégias a todo o momento… Saltando do sistema A para o sistema B e para o sistema C em um intervalo tão rápido como a criança com seus porquês.
Através das ferramentas de bate papo online que temos hoje muitas vezes executamos a estratégia do avô sem nos dar conta. Quer ver como você executa esta estratégia com seus amigos, companheiros de trabalho, familiares, etc… Quando alguma destas pessoas pergunta algo a você (estou falando daquelas perguntas as quais para se chegar a resposta basta refletir por um momento mas como é mais fácil perguntar do que responder… sempre somos bombardeados com este tipo de perguntas…) e você não responde imediatamente, pois teve que ir ao banheiro, foi buscar um copo com água, atendeu a porta, etc… Note que poucos segundo depois a mesma pessoa que lhe fez a pergunta escreve… Não se preocupe não já sei a resposta ou não se preocupe já sei como fazer isto…
Concluindo…
Perguntar é uma excelente maneira de aprendermos coisas novas como também uma ÓTIMA maneira de tentar evitar os erros de outros que já passaram pelo caminho que estamos recorrendo.. AGORA… Perguntar por perguntar fará com que você fique parado no lugar onde está… Até alguém resolver lhe ajudar ou então lhe oferecer algo “ INFALÍVEL” que fará você atingir seu objetivo amanha… o que sabemos que é algo fora da realidade.
Pense antes de perguntar, isto irá lhe trazer enormes benefícios, tais como:
– Você irá diminuir os momentos em que ficará travado em seu caminho;
– Suas perguntas passarão a ser mais complexas e inteligentes e certamente serão as respostas a estas perguntas que farão você chegar ao próximo nível em seus trades, em seu negócio;
– PENSAR gera um enorme bem estar, pois você terá uma opinião para debater e discutir, e já não aceitará qualquer resposta que o “garçom” lhe trouxer;
– Reflita sobre as respostas que receber… Elas podem servir para a pessoa a qual você perguntou, mas pode não ter sentido para você..
– Etc..
E termino com uma grande frase da Bv. Madre Teresa de Calcutá.
“Melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”
Bons trades!
Marco R. Simonetto
Deixe uma resposta