Bom dia Pessoal,
Por Onde Começar Para Ter Sucesso…
Felizmente tenho muitos momentos durante o meu dia onde posso trocar ideias, pensamentos e tenho a oportunidade de participar de debates muito interessantes com pessoas que não possuem conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro como também pessoas que possuem um elevadíssimo grau de instrução sobre o mercado financeiro.
Independentemente do grau de conhecimento sobre o mercado financeiro que os participantes possuem, na grande maioria das vezes a pergunta: “ Por onde devo começar para ter sucesso” surge para ser debatida.
Sei que estou entrando em um campo complexo onde existem diversas teorias de qual seria a “melhor” abordagem para obter e manter um determinado conhecimento. Filho de professora que sou, aprendi deste pequeno que um bom caminho para obter conhecimento e principalmente para reter este o conhecimento sobre um determinado assunto é o de começar pelo mais fácil e ir aprofundando, conforme o desejo, em conhecimentos mais complexos e avançados.
Poderia resumir este caminho como: Aprenda que o “BOM” vem antes do “Ótimo”, portanto aprenda a fazer o “Bom” primeiro e depois busque fazer o “ótimo”.
Se você tiver a oportunidade de conversar com alguém que passou em um concurso público e/ou está estudando para algum, você irá encontrar diversas respostas diferentes para a pergunta: “Qual é o melhor caminho?”. Alguns irão dizer que o melhor caminho é começar estudando/ aprendendo primeiro as matérias às quais você nunca teve contato, isto é, as mais difíceis, para somente depois estudar as matérias mais fáceis. Outros irão ter a opinião contrária, isto é, irão recomendar que você inicie o estudo pelas matérias que você possui mais facilidade para somente depois entrar no “campo” mais difícil. E não para por aqui.
Se entrarmos no campo das “técnicas de aprendizagem” nós iremos perceber que os “caminhos” são ainda mais diversos e complexos. Alguns irão defender técnicas as quais se explora mais o sentido visual, outros o auditivo, outros técnicas que estimulam a criação de relação entre conteúdos, etc. E tenho certeza que existem MILHARES de técnicas que nunca escutei as quais geram um resultado satisfatório.
Mas onde quero chegar?
Quero chegar ao ponto onde você perceba que VOCÊ possui características PRÓPRIAS E ÚNICAS e, portanto não é porque o vizinho, amigo, companheiro, colega utiliza uma técnica que esta tendo um bom resultado que você ao utilizar a mesma abordagem terá o mesmo resultado.
Realmente acredito que antes de sermos capazes de escrever uma sinfonia é necessário aprendermos conceitos básicos como, por exemplo: as notas musicais, como escrever um ritmo, um compasso e assim por diante independente que você possua um “dom” para a música. Nesta mesma linha, acredito que antes de escrever um livro de sucesso você deve que aprender as letras, as conjugações e as muitas técnicas literárias para somente depois ser capaz de escrever o próximo sucesso de “Wall Street” independentemente se o livro já estava todo montado em sua cabeça.
Mas o que afeta o seu sucesso no mercado financeiro?
Não sou ninguém para dizer o que você deve ou não fazer, nem onde deve ou não operar esta decisão é UNICAMENTE sua e somente você é RESPONSÁVEL por ela. Agora, minha opinião é a de que se você saltar diretamente para o avançado ignorando o básico você estará aumentando as probabilidades de FRACASSAR no mercado financeiro. Você não é obrigado a concordar comigo mas acredito que são altas as probabilidades que seu livro não seja aceito por nenhuma editora se você não souber conjugar os verbos de maneira correta como também se não souber posicionar corretamente os artigos, substantivos, adjetivos, superlativos de acordo com as regras gramaticais de sua língua.
E no mercado financeiro ????
Não é preciso procurar muito para encontrar pessoas se comportando desta maneira no mercado financeiro. Encontramos pessoas operando no mercado à vista (ações) sem saber o que são ações. Simplesmente acreditam ou foram ensinadas que para ter sucesso não é necessário entender o que esta fazendo e sim somente aprender um modo operacional de como fazer. Se entrarmos no mercado dos derivativos então encontraremos MILHARES pessoas operando neste mercado sem a mínima noção do que é um derivativo e quais são suas características, seus riscos e seus possíveis resultados.
Veja que não entrei no tema de qual método / abordagem você deveria utilizar e / ou utiliza para operar simplesmente gostaria de fazê-lo refletir sobre estes temas.
Mas qual foi à origem deste post?
A ideia deste post surgiu quando em um debate, vi pessoas conversando sobre o instrumento financeiro chamado opções binárias. Tenho certeza que muitos dos que estão lendo este post não possuem ideia do que se trata como também tenho certeza que muitos que estão lendo este post estão operando neste mercado neste momento. O que me chamou a atenção é que as pessoas que diziam que estavam operando neste mercado não souberam nem definir o que são opções binárias e quando questionadas a respeito tiveram atitudes “estranhas” para não falar outra coisa.
O objetivo deste post não é explicar o que são as opções binárias, já o fiz em posts anteriores, mas sim mostrar que se você não entende o funcionamento de um derivativo simples, como por exemplo, opções, a probabilidade que você FRACASSE quando operando as opções binárias é EXTREMAMENTE alta.
Você é livre para fazer o que desejar, mas acredito que se você aprender ANTES de escrever o seu livro as regras gramáticas, os tipo / técnicas de escrita que existem e etc… A PROBABILIDADE de seu livro ser um SUCESSO aumenta consideravelmente.
Você o que você achar que deva fazer, mas faça sabendo o que está fazendo!
Bons trades!
Marco R. Simonetto
Deixe uma resposta