Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Devido à imprevistos durante o final de semana, acabei não conseguindo disponibilizar a análise antes do previsto, contudo na série do Youtube “abertura do mercado” expliquei muito do que aconteceu semana passada, portanto não vamos perder tempo nisto.

Caso você não tenha visto… Clicando no link a seguir, você poderá ver GRATUITAMENTE. https://www.youtube.com/watch?v=8hVPzBspxnY&t=819s

São 20 minutos onde explico o que me chamou a atenção e como operei semana passada, bem como apresento onde irei buscar operações esta semana no mercado internacional.

– Pousando em nossa movimentada República

De destaque econômico na semana passada, tivemos o índice de inflação oficial vindo abaixo do esperado e acompanhamos o CAGED vindo acima do esperado, contudo nosso IBOV não conseguiu seguir o mundo e acabou descolando.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

imagem 128

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Como acompanhamos, o índice IBOVESPA veio testar a zona de confluência de fatores que havia desenhado no CENARIO 02 da semana passada, verifiquem o primeiro gráfico acima. Descolando do mercado internacional, nosso índice veio testar a região de +- 102.500 pontos onde, mais uma vez, acompanhamos uma entrada de força compradora que conseguiu segurar a queda que acompanhamos no mercado. Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:

– Cenário 01:  Em termos técnicos acrescentei uma linha intermediária de confluência de fatores (linha tracejada em azul). Os compradores foram superados pelos vendedores durante a semana passada, contudo mostraram que estão presentes no mercado no pregão de sexta-feira.  Caso o sentimento do mercado retorne a ser positivo ao risco, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos um movimento rumo ao norte, conforme indicado no gráfico. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: O pregão de quinta-feira, dominado pelos vendedores, fez com que nosso índice voltasse a testar a região de 102,500 pontos, quando encontrou resistência dos compradores nesta área. Caso os vendedores voltem a controlar o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 100.00 pontos, onde anteriormente, foi uma zona considerada muito importante pelos compradores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Temos uma agenda muito agitada, tanto no mercado nacional como no mercado internacional, portanto muito atenção na hora de administrar suas posições.

Chamo a atenção especialmente para esta quarta-feira, onde teremos muitos indicadores importantes sendo publicados, como por exemplo: Taxa de desemprego, índice IGPM e a taxa de juros!

Espero você na próxima semana!

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com