Boa tarde, Pessoal!
Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!
Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.
– Giro Rápido pelo Mundo
Nesta parte normalmente, eu dava uma passada rápida sobre o que aconteceu no mundo e que me chamou a atenção, bem como compartilhava muito de meu planejamento de trading com todos, acho que está na hora de elevar o nível ainda mais.
Todo domingo, sou convidado a comparecer ao Youtube de uma grande corretora onde eu desenvolvi um formato que acredito que seja muito mais fácil de assimilação e aprendizagem, portanto convido todos que tiverem a curiosidade sobre os fatos que me chamaram a atenção no mundo…a assistirem a série (que já está em sua 50 semana) ABERTURA DO MERCADO que faço todo DOMINGO as 17hrs no YOUTUBE -> https://www.youtube.com/user/activtradesportugal/videos <-. Lembro que é lá que comento o que irei procurar de operações para esta semana que se inicia.
– Pousando em nossa movimentada República
Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.
A primeira semana do mês de dezembro já marcou história em nosso mercado nacional, visto que o índice Ibovespa, registrou uma nova máxima histórica está semana. Na parte de indicadores econômicos, acompanhamos a divulgação do PIB trimestral e do PIB anual, ambos surpreenderam os analistas com resultados de 0,6% e 1,2% respectivamente. Apesar do indicador de produção anual estar abaixo da projeção (registrou 1,0% e a projeção era de 1,4%), ambos indicadores PMI sinalizaram que a economia estaria começando a se expandir. O indicador de inflação oficial (IPCA) registrou alta em novembro 0,51% frente a 0,46% (que era o esperado) e anualmente registrou alta de 3,27%, 0,04% acima da média esperada.
Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.
– Ilustração e Opinião
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
imagem 144
Imagem 144
Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.
Durante a semana passada, acompanhamos o IBOV realizar e superar o cenário 01 que eu havia desenhado na semana passada, impulsionado fortemente pelas informações do mercado externo como também levado por um início de otimismo referente à alguns projetos do ministério da economia (privatizações e outros). Devida à está movimentação, volto a desenhar dois possíveis cenários:
– Cenário 01: Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção do rompimento de nossa figura técnica (roxo) que tínhamos desenhado há muitas semanas e ao fato que acrescentei uma linha de tendência rápida de alta (pontilhada azul). Após o rompimento da região de +- 109.500 pontos, acompanhamos uma entrada muito forte de vendedores que levaram nosso IBOVESPA a marcar mais um topo histórico. Caso os compradores sigam no domínio do mercado e as informações do mercado internacional sigam favorecendo a busca pelo risco, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste nas regiões de +- 112.000 pontos e superiores. (vide gráfico, flechas azuis)
– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração. Os vendedores não foram capazes de dominar nenhum dos pregões desta semana…. “brigaram”, porém, não dominaram. Caso exista um interesse de realizações dos lucros por partes dos compradores, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos alguns vendedores entrarem neste momento, com o objetivo de forçar uma realização em nosso índice. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo: Temos uma semana IMPORTANTISSIMA no mercado internacional (eleições britânicas, primeira entrevista coletiva da Lagarde, entre outros) e nossa agenda nacional, também está “pesada”, pois temos decisão da taxa de juros (SELIC) entre outros indicadores importantes na quarta-feira e na quinta-feira temos indicadores importantes do setor de serviços sendo divulgados!
Acompanhamos o NFP dos EUA (última sexta-feira) ajudar o nosso IBOV na sexta-feira, contudo recomendo cautela nesta semana, pois acredito que as eleições britânicas e a entrevista da Lagarde podem influenciar fortemente nosso mercado nacional.
Espero você na próxima semana!
MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com
Deixe uma resposta