Bom dia Pessoal!

Você já deve ter ouvido muitas pessoas falarem mais de uma vez a seguinte frase: “O trader não pode ter sentimento!” Frustração, raiva, medo, temor, confiança, etc, etc… são sentimentos comuns vividos pelos traders e será que é mesmo verdade que os traders “não tem sentimentos”?

Os sentimentos são inerentes da mente humana, antes de sermos traders somos humanos, portanto sempre teremos sentimentos. A questão aqui é, o que fazemos com esses sentimentos? Deixamos com que eles interfiram em nossa rotina operacional? Tentamos ocultá-lo com a frase de super homem: “eu sou trader e não tenho sentimento”?

Convido a você leitor tratar esse assunto com outra perspectiva.

OS SENTIMENTOS CONTÊM INFORMAÇÕES!

Pesquisas em neurociência descobrem que a emoção é uma componente importante da tomada de decisão racional, ou seja, se fôssemos seres desprovidos de emoção/ sentimento teríamos nossos comportamentos totalmente distorcidos. Nosso dever como operadores do mercado financeiro não é “se livrar” dos sentimentos de uma sequência de perdas por exemplo, isso não resolve o problema raiz, mas sim dar-lhe conhecimento total e extrair as informações contidas nesses sentimentos. Não estou aqui dizendo para remoermos os sentimentos, se trancar num quarto e ficar se martirizando, não é nada disso! É extrair a informação relevante dentro daquele sentimento.

Para extrair e organizar essa extração sugiro ter um diário para escrever de forma detalhada esses sentimentos. Muitas vezes, após escrever e reler podemos chegar a conclusão, por exemplo, que estávamos sendo duros demais conosco, e que todo aquele sentimento ruim não era justificado. Entendem a diferença entre “se livrar” do sentimento e “extrair a informação”?

Quando perdemos a oportunidade de reconhecer as emoções, perdemos as informações importantes para uma mudança de percepção, fazendo com que tenhamos a probabilidade de “carregar” esse problema para o dia seguinte, entrando em um ciclo vicioso.

A ideia, então, é transformar o sentimento, não ignorá-lo. Uma maneira de fazer isso é substituir um estado emocional por outro: substituir sentimento por sentimento, não pensamento por sentimento.

Em seu livro The Daily Trading Coach, 101 Lessons for Becoming Your Own Trading Psychologist, BRETT N. STEENBARGER recomenda o seguinte exercício que gostaria de compartilhar com vocês:

“Um exercício que recomendo aos traders é desenhar dois termômetros lado a lado em uma folh