Bom dia, Pessoal!
Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.
– Giro Rápido pelo Mundo
Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).
Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!
Semana de inúmeros altos e baixos em nosso índice, culminando com um pregão de sexta TOTALMENTE influenciado pela guerra comercial entre os EUA e a China. O IBOVESPA seguiu o mercado externo e chegou a bater, novamente, na região de confluência de fatores localizada em +- 97.500 pontos.
Devido aos comentários positivos que tive durante toda a semana passada e para tornar o este estudo mais objetivo e claro, recomendo que quem deseje saber o que aconteceu no MUNDO e descobrir o que chamou minha atenção no mercado, inclusive como operei, assista o vídeo da série ABERTURA DO MERCADO que faço todo domingo no canal de uma grande corretora.
Se você faz parte de nosso projeto TRADER 24 Horas, já sabe que receberá o link direto na lista do TELEGRAM gratuitamente, se você segue a @MTEAMBR no Instagram também verás que divulgo o link lá, se está no PROJETO SAT recebe por WhatsApp… em resumo… se você tem interesse é bem fácil de achar.
– Pousando em nossa movimentada República
O índice de evolução de empregos veio levemente abaixo do esperado, registrando uma criação de mais de 43,800 postos de trabalho.
Como eu havia avisado, no artigo anterior, deveríamos ter muito cuidado com as informações vindo de Shanghai e de Washington… e a coisa veio quente!
Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.
– Ilustração e Opinião
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
132
133
Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.
Durante a semana passada, acompanhamos inicialmente o índice IBOVESPA efetuar o cenário 01 que eu tinha desenhado no estudo da semana passada, contudo não sendo capaz de superar a região de confluência mediana (linha pontilhada em azul) que temos desenhada no gráfico a DIVERSAS semanas.
Após este fato, com a forte ajuda do mercado internacional, vimos o IBOV devolver todos os ganhos e efetuar o cenário 02, voltando a testar a região de 97.500 pontos. Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:
– Cenário 01: Em termos técnicos, eu mantive todas as linhas no gráfico. Apesar da força de compra que acompanhamos na terça e na quarta-feira, as “trocas de mensagens” entre duas potenciais mundiais, EUA e CHINA, espantaram a grande parte dos compradores de nosso IBOV. Caso exista uma nova sinalização de uma aproximação para tentar voltar a dar um andamento nas negociações, este fato poderia aumentar as probabilidades de vemos um retorno dos compradores ao mercado que poderia ajudar com que a região de 99.500 voltasse a ser testada. (vide gráfico, flechas azuis)
– Cenário 02: Em termos técnicos, atualizei as duas linhas de tendências de baixa em nosso gráfico. Em minha opinião, agora temos uma linha de tendência média de baixa e outra rápida. Após as retaliações da CHINA e as CONTRA retaliações dos EUA, vimos os “ursos” entrarem pesados no mercado. Caso nesta semana, a incerteza e a briga comercial siga gerando tensões mundiais, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ver um teste na região de +- 95.00 pontos e/ou inclusive voltarmos regiões mais baixas. (vide gráfico, flechas vermelhas)
– Resumindo: Diferente da semana passada, eu vejo esta semana com alguns indicadores econômicos de importância, por exemplo: o relatório da reunião do Conselho Monetário Nacional e a divulgação do PIB na quinta-feira e fechando a sexta com a taxa de desemprego e os dados da balança comercial.
Sigo acreditando que teremos uma agenda internacional bem agitada, por isto muita cautela em suas operações e a importância de ver a série ABERTURA DO MERCADO no Youtube.
Espero você na próxima semana!
MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com
Deixe uma resposta