Bom dia Pessoal,
Uma Virtude Fundamental De Um Bom Trader…
Já discutimos como a ansiedade, o nervosismo e as ideias de uma realidade inexistente podem DESTRUIR nossos resultados como operadores no mercado financeiro.
O tema que gostaria de escrever hoje é sobre a paciência e especialmente sobre a calma. Sei que já escrevi sobre este tema, mas acredito que sempre é bom voltar a tocar em temas FUNDAMENTAIS para alcançar resultados positivos e constantes.
Em determinados momentos, o mercado financeiro executa o que normalmente chamamos de “aceleração” ( você pode conhecer com outro nome, mas o sentido é o mesmo). A característica deste movimente é a de que por alguma razão ( pode ser técnica, fundamental, sentimental, matemática.. qual você preferir) o mercado faz um movimento a alta ou a baixa de maneira brusca e rápida.
É EXATAMENTE neste instante que muitos operadores, iniciantes a até experientes, acabam se colocando em situações delicadas para não dizer realmente complicadas. Normalmente somos “atacados” por ideias, tais como: “Nossa olha o tamanho do movimento e eu fora..”; “Se eu tivesse entrado, teria ganho uma bolada..”; “esta era a operação do ANO, depois desta o mercado não fará outro movimento assim..” e tantas outras ideias e pensamentos.
Até este momento não há nada de anormal, pois somos seres humanos e muitas vezes somos “atacados” e até às vezes “dominados” por sentimentos e ideias como esta.
O problema é que estamos falando sobre o mercado financeiro, e o que está em jogo são mais do que simplesmente ideias e pensamentos. Estamos lidando também com um montante de capital que é fruto de seu esforço e trabalho. E diferentemente de quando brigamos com alguém e nos arrependemos, vamos e pedimos desculpa a pessoa com a qual brigamos… No mercado financeiro, você pode e deve pedir desculpa a você mesmo quando se deixa dominar por este tipo de emoção, mas o capital perdido não volta… Mesmo se você se desculpar.
Este é um dos leões que temos que “matar” e / ou no mínimo dominar todos os dias como operadores, porém vejo que muitos dos vendedores de curso, instrutores, não comentam sobre isto, pois é uma realidade muito feia e pode ser que desestimule os compradores potenciais a consumirem seus produtos /serviços.
Mas como “matar” e ou dominar este leão todos os dias?
Posso citar, muitas técnicas que AJUDAM a atingir este objetivo, mas saiba que elas somente AJUDAM, no fim do dia é necessário um alto conhecimento sobre suas características e de como você responde a determinados estímulos como também esta é uma das habilidades que o TEMPO nos ajuda a desenvolver, ou como normalmente se escuta, a EXPERIÊNCIA nos dá uma grande ajuda para lidar com esta adversidade.
Recebi e compartilho com vocês a historinha abaixo:
QUARTA: MUITA CALMA!
Entra um senhor desesperado na farmácia e grita:
– Rápido, me dê algo para a diarreia! Urgente!
O dono da farmácia, que era novo no negócio, fica muito nervoso e lhe dá o remédio errado: um remédio para nervos. O senhor, com muita pressa, pega o remédio e vai embora.
Horas depois, chega novamente o senhor que estava com diarreia e o farmacêutico lhe diz:
– Mil desculpas senhor. Creio que por engano lhe dei um medicamento para os nervos, ao invés de algum remédio para diarreia. Como o senhor está se sentindo?
O senhor responde:
– Cagado… mas tô tranquilo.
Moral da História:
“POR MAIS DESESPERADORA QUE SEJA A SITUAÇÃO, SE ESTIVER CALMO, AS COISAS SERÃO VISTAS DE OUTRA MANEIRA”.
Mas quais são as técnicas?
Como mencionei antes, existem milhares de técnicas que irão lhe ajudar. Irei citar algumas, mas saibam que existem muitas outras e tenho certeza que MILHARES de outras que não tenho conhecimento. (Afinal se você é um “GURU” e sabe tudo, fico feliz por você, eu continuo e sempre busco aumentar meu conhecimento dia-a-dia).
- Ter um bom método, isto é, confiável e que já tenha mostrado NA PRATICA que funciona é uma das técnicas que ajudam a diminuir o impacto destas ideias sobre nós, pois saber que estamos utilizando algo que realmente funciona diminui nossa ansiedade.
- Apoio de seus familiares e / ou daqueles que estão nesta maratona com você. Os “terceiros” possuem um grande impacto sobre nós quando, não sabedores da “REAL REALIDADE” do mercado, começam a fazer comentários como: “Não fez nenhuma operação hoje?”; “E ai como foi hoje?”, etc.. Acredito que estão buscando sobre o nosso bem, mas NÃO sabem o mal que podem fazer se a pessoa a qual fazem este questionamento esta em sua etapa de formação. Este por sua vez recebe uma carga EXTRA de STRESS e que se não souber administrar de maneira a diminuir este impacto, terá seu resultado comprometido.
- Ter um plano de trading e ser disciplinado a ele. Como já mencionei em outros posts, ser disciplinado não é ser “cabeça dura” e sim respeitar as suas próprias regras e limitações que irão lhe ajudar a não “sair dos trilhos”.
E muitas outras…
Se pudesse dar um conselho a todos os operadores é que não se preocupem se o mercado estava ou não “acelerado”, se preocupem em RESPEITAR o seu próprio plano de trading. Agindo assim, você evitará colocar-se em situações complicados desnecessariamente.
Bons trades!
Marco R. Simonetto
Deixe uma resposta