Bom dia, Pessoal!
Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.
– Giro Rápido pelo Mundo
Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).
Durante a semana passada, acompanhamos que as principais bolsas da região da Ásia-pacífico se descolaram das outras bolsas e, em sua grande maioria, fecharam em território positivo. Muito deste fato se deu devido ao avanço considerável no acordo comercial entre EUA e a China o que provoca um efeito domino e trouxe consigo todos os principais parceiros da China. O índice de Shanghai fechou a semana com +2,73%, totalmente oposto aos índices ocidentais.
Não só sobre o BREXIT se fala na união Europeia. Estamos vendo uma volatilidade muito grande entrar no mercado a cada votação do parlamento britânico e/ou a cada declaração dos responsáveis pelas negociações do BREXIT pelo lado da União Europeia, contudo há um bom tempo estamos vendo os números econômicos das economias da EU virem muito abaixo do esperado. Semana passada tivemos mais uma demonstração deste fato com os péssimos indicadores sobre a economia Alemão. Este fato por si só não é bom, porém o aumento dos rumores que as economias da região do euro poderiam entrar em recessão muito em breve faz com que os investidores fiquem ainda mais receosos com o futuro da região. O DAX, índice alemão, fechou fortemente no negativo registrando -2,75%.
Nas américas o fato que mais impactou no mercado financeiro, foi sem duvida alguma, as declarações do FOMC e do presidente do FED. Muito já comentei sobre este fato na lista de transmissão, porém gostaria de resumir em três pontos para aqueles que estão um “pouco perdido”. 1- Provavelmente não teremos nenhum aumento na taxa de juros dos EUA este ano e para 2020, talvez tenhamos somente um. Esta informação impactou todos os mercados, tanto o mercado de renda fixa como o mercado de renda variável. 2- Apesar dos números de desemprego do país estarem, para muitos em pleno emprego, já existe alguns economistas que não estão contente com o andamento da economia norte-americana e estão sinalizando uma possiblidade de uma recessão em breve. 3- Finalmente o presidente do FED anunciou que, para setembro, ele deve finalizar o plano de compras de títulos que foi iniciado na época da crise do “sub-prime”.
Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico que debatemos bastante dentro do PROJETO SAT.
Cenário sobre a situação fundamental dos principais pares de moedas.
– AUD – Sigo vendo o AUD… Exclusivo PROJETO SAT -> projetosat.mteambr.com.
– CAD – Apesar de ainda ver… Exclusivo PROJETO SAT -> projetosat.mteambr.com.
– EURO – Semana após semana… Exclusivo PROJETO SAT -> projetosat.mteambr.com.
– JPY – O ambiente… Exclusivo PROJETO SAT -> projetosat.mteambr.com.
– Pousando em nossa movimentada República
Fluxo de capital estrangeiro ficou negativo, taxa de juros mantida em 6,50%, aumento na arrecadação da receita federal, prisão do ex-presidente M. Temer, entre outros fatos não chamaram e nem impactaram tanto nosso mercado como as declarações do atual presidente da câmara dos deputados sobre o possível futuro da reforma da previdência.
Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.
– Ilustração e Opinião
Tanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido como o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registraram queda esta semana com -0,79% e -1,34% respectivamente.
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV. Acompanhamos esta semana o nosso IBOV seguindo e superando o movimento que tínhamos desenhado no CENARIO 02 na semana passada, vindo a testar o fundo da figura técnica após fazer uma nova máxima histórica. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:
– Cenário 01: Após presenciarmos uma nova máxima histórica em nosso índice os compradores não foram capazes de manter o domínio do mercado e sucumbiram aos vendedores. Notem, que seguimos dentro da figura técnica que nos acompanha há um bom tempo, sendo assim nenhuma atualização gráfica é necessária. A atual região que se encontra nosso IBOV, foi considerada interessante pelos compradores no passado (07/02 e 07/03) e caso este fato volte a acontecer, isto poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar as regiões de resistência localizadas em 95.000 e 97.500 pontos ainda esta semana. (vide gráfico, flechas azuis)
– Cenário 02: Acompanhamos um domínio completo dos vendedores já no pregão de quarta-feira passada, trazendo nosso IBOVESPA para o fundo da figura técnica que temos desenhado no gráfico, uma zona interessante de confluência de fatores. Estamos muito perto da região de confluência com a linha de tendência de nosso IBOV, caso os vendedores sejam capazes de “quebrar” esta região, este fato poderia aumentar as probabilidades de testarmos a região de +-91.100 muito em breve. (vide gráfico – flechas vermelhas)
– Resumindo: Com o retorno do presidente ao Brasil, deveremos ter um encontro entre a equipe do governo com o presidente da câmara dos deputados para verificar o que poderia ter acontecido para o “rompimento da aliança” e o que pode e SE PODE se fazer algo para se retomar o apoio a reforma da previdência.
Será imprescindível acompanharmos a evolução política para identificarmos com mais clareza o “sentimento” do mercado nacional.
Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!
Espero você na próxima semana!
Marco R Simonetto
MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> projetosat.mteambr.com
Deixe uma resposta