Bom dia Pessoal!
Acredito que a maioria dos leitores do blog já trabalharam ou ainda trabalham em outras áreas/ profissões que não tem a ver com o mercado financeiro. Imaginem que nesse mercado em que vocês atuassem/ atuam, vocês não tivessem nenhum controle sobre a maioria das variáveis que influenciam tal negócio, se tudo fosse incerto no que diz respeito a resultado financeiro positivo ao final de um determinado período. Imaginem um gerente que não pode influenciar seus subordinados, não pode comandá-los, dar instruções… Imaginem um professor que não é ouvido pela turma…
Difícil concordam? É exatamente por isso que ser trader é uma das ocupações mais desafiadoras, pois diariamente enfrentamos “condições de trabalho” nas quais não podemos controlar. Em sua atividade paralela, você pode gerenciar/ comandar uma equipe de centenas de pessoas, no mercado você é só mais um… Esse é um dos motivos pelos quais grandes profissionais que são muito bem sucedidos em suas profissões de formação tem muita dificuldade em serem bem sucedidos no mercado financeiro. Em sua atividade paralela você pode “manipular” as variáveis como equipe de vendas, ações de marketing, negociações em massa, etc, etc. Já no mercado financeiro, todo esse poder não vale nada.
Como podemos manter nossa autoconfiança em um mercado de incertezas de sucesso financeiro?
Resposta curta e grossa: Foque nas variáveis que podem ser controladas!
Mas, que variáveis são essas?
- As regras do seu sistema de negociação. Se seu sistema tem esperança positiva de ganhos, você deve focar seus esforços em seguir as regras do sistema;
- A sua exposição ao mercado em cada negociação. Ao entrar numa negociação você não tem certeza de quanto vai ganhar, mas deve ter certeza, e sem sombra de dúvidas do quanto esta disposto a investir nessa oportunidade para saber se dará certo ou não;
- O seu planejamento. O planejamento antecipa possíveis imprevistos que lhe fariam tomar ações precipitadas caso não o tivesse feito.
Existem outras, mas acredito que por hora já é o suficiente.
Seu foco deve ser em negociar bem, não em ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro é uma consequência de negociar bem.
Por muitas vezes confunde-se autoconfiança com pensamento positivo. É importante termos pensamento positivo esperar o melhor no lugar do pior, mas, muito mais importante é saber lidar com o pior e continuar confiante. É ver o stop loss ser acionado e continuar centrado, pois sabe que a perda faz parte do jogo e que na maioria das vezes podemos tirar lições das perdas. A autoconfiança está longe de ser arrogância, ou de ser um bobo sonhador, mas sim de ter a capacidade de lidar com situações adversas e sair delas vitoriosos.
“A confiança não vem de estar certo o tempo todo; vem de sobreviver às muitas ocasiões de estar errado.” Brett N. Steenbarger
De hoje em diante lhe convido a “virar a chave”, tire o foco do resultado financeiro e comprometa-se de corpo e alma no processo que lhe fará chegar ao resultado financeiro.
Ótimos trades!
Márcio Frisso
Deixe uma resposta