Bom dia Pessoal!
Fechamos na semana passada mais um mês de operações e neste post gostaria de chamar a atenção para uma atividade importante que gosto de fazer todo final de mês. O Famoso Balanço!
Mesmo que você nunca tenha tido a experiência de administrar uma empresa, deve saber que no final de cada mês se faz uma série de fechamentos, faturamento, impostos pagos/ devidos, comissões, despesas e… lucro, seja ele positivo ou negativo. Mas… depois que o mês já fechou não há muito o que fazer para mudar o resultado, afinal ele está lá, registrado e divulgado.
Agora imagine, que essa empresa tenha um super sistema, muito bem alimentado, onde você pode fazer uma análise minuciosa dia a dia do que ocorreu naquele mês. Se houve desperdícios, se uma máquina deixou de produzir por falta de manutenção, se a equipe de vendas estava sem os recursos necessários, etc, etc, etc…
E no trading? Que tal ao final do mês você ter uma fotografia de todos os trades tomados, com todas as anotações daquele dia, com o sentimento, a justificativa de entrada, resultado, comentários, enfim tudo bem detalhado. Não seria demais?
Imagine-se estudando trade por trade, lendo os comentários e agora, de uma outra perspectiva, em outro momento reavaliar essas operações. Tudo isso pode sair da imaginação e tornar-se realidade!
BASTA VOCÊ TRATAR SUA VIDA DE TRADER COMO UMA EMPRESA!
Registre suas operações. Sim, é chato, é trabalhoso, mas é super importante. Rever os trades e os comentários lhe proporcionará momentos de reflexão, autoconhecimento e a oportunidade aprender consigo mesmo, com os erros e acertos.
Neste momento acabo de rever todas as “fotografias” e anotações dos meus trades do mês, um a um. Com o passar do tempo vocês perceberão o quanto vamos nos tornando disciplinados em nossas operações com a realização desse exercício.
Convido você leitor a iniciar essa rotina ainda este mês e começar a desfrutar dos benefícios dessa ferramenta.
E finalizo esse post com 2 dicas adicionais:
1. Não deixe acumular, registre cada trade o quanto antes;
2. Não espere o final do mês medir sua performance! Faça diariamente, a cada dois dias, semanalmente, enfim, na periodicidade que mais lhe agradar, de forma que consiga trazer o trem para o trilho antes que ele tombe.
Um grande abraço a todos!
Márcio FRISSO
Deixe uma resposta