Bom dia, Pessoal!

Espero que todos estejam tendo um excelente fim de semana.

A terceira entrega os tacos… SQN, seguimos firme e forte. Não é um Déjà vu, mas foi o que eu disse semana passada:

“Peço que notem que o mercado EFETUOU exatamente o movimento que desenhei aqui uma semana antes? Bruxaria? Sistema mágico? Sistema perfeito?… NADA… somente a técnica aplicada de forma correta. ”

Mas quem vive do passado é museu…trader do acontecido ou profeta do passado… vamos direto aos gráficos para esta semana.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

ATENÇÃO… não se assuste ao ver um monte de linhas desenhadas em nosso gráfico…. MELHOR ainda… saiba que elas estão desenhadas no gráfico há alguns anos… mais uma vez, mostrando a eficiência de uma análise técnica bem-feita…sem inventar moda.

Mesmo utilizando a análise técnica há muitos anos sua eficiência e sua eficácia especialmente para o curto e o médio prazo nunca deixam de me surpreender… é algo fantástico.

Devido aos movimentos do IBOV na última semana, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  ATENÇÃO TÉCNICA -> Nada foi adicionado ou eliminado.

Logo no segundo pregão da semana nosso IBOVESPA bateu no alvo que eu tinha desenhado no domingo passado, para somente então passar a ser dominado pelos vendedores. Caso o sentimento do mercado volte a sinalizar uma diminuição nas probabilidades de um novo “lockdown” este fato poderia aumentar as probabilidades de voltamos a ver nosso índice testar a região de confluência localizada em +- 105.000 pontos e seguir buscando regiões ainda mais altas.  (Vide gráfico, flechas azuis).

– Cenário 02: ATENÇÃO TÉCNICA -> Nada foi adicionado ou eliminado.

As fortes altas que vínhamos vendo em nosso índice poderia fazer com que alguns “desavisados” esquecessem que o mercado é feito por compradores e vendedores, contudo esta semana serviu para “relembrar” aos esquecidos e/ou novatos. Mais uma vez, os vendedores deixaram claro que a região de +-105.000 pontos é uma zona consideradas por eles como sendo interessante para vendas. Caso os vendedores sigam no domínio de nosso IBOV este fato poderia fazer com que voltasse a testar a região de confluência intermediaria localizada em +- 101.300 e caso superada poderíamos ver um novo teste na região de 100.000 pontos (vide gráfico, flechas vermelhas)

 – Resumindo:

Temos uma semana de resultados “pesada” tanto aqui na terrinha como no exterior. Com resultados de empresas importantes sendo divulgados, por exemplo: Minerva, Smiles, CSN, Cielo, Carrefour, Ambev, Vale, Santander, telefônicas e outras que estarei acompanhando. Além da taxa de desemprego e o indicador CAGED que trarão o retrato do desemprego atual no Brasil.

Espero você na próxima semana!

Marco Real Simonetto

MTeamBR – TREINAMENTO ONLINE GRATUITO -> 24h.mteambr.com

*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: tradingview