Bom dia Pessoal,

Não fazer trade é fazer trade…

Realmente fui surpreendido no dia de ontem… recebi uma sequencia de e-mail de uma única pessoal que mais uma vez me mostrou que os traders, principalmente os que não possuem resultados constantes e positivos, sofrem de um alto grau de ansiedade que sem perceber acabam destruindo as chances deles serem positivos no mercado.

Realmente foi uma experiência assustadora.. me explico..

Recebi um total de 8 Emails seguidos da mesma pessoa em um intervalo de 5 min entre cada um.. fazendo a conta… 8 x 5 = 40 minutos no total. Confesso que não estava online nos 3 primeiros emails mas quando me conectei já estava pelo quarto email… e ADMITO… não consegui responder as perguntas dos 3 primeiros antes que ele tivesse me mandado os 8 emails…

Os emails eram curtos (1-2 parágrafos) e demonstravam um descontrole total sobre a situação… (imagine qual as chances de uma pessoa operar e ter sucesso quando se encontra em tal estado psicológico) resumindo os emails, ele gostaria de saber:

  • Quantos trades eu faço por dia;
  • Qual a rentabilidade média que possuo;
  • Qual era minha visão sobre um determinado ativo financeiro;
  • Qual era minha opinião sobre a posição que ele tinha aberta ( note… em um diferente ativo financeiro);
  • Qual método que eu utilizo;
  • E algumas outras mais..

Vocês sabem minha opinião sobre muitas das perguntas que ele me fez (não é tópico deste post) mas para dar uma resposta e não deixar de responder comento que acredito que para poder fazer QUALQUER comentário sobre QUALQUER das perguntas é necessário antes CONHECER o método que esta pessoa utiliza, qual é a sua realidade como operador, qual seu perfil, seus objetivos, etc… Sem saber a respostas destas perguntas seria uma falta de ética fazer qualquer comentário sobre as perguntas que ele fez. Infelizmente vemos os famosos “gurus” que saem compartilhando sua sabedoria para todo o lado e muitas vezes acabam trazendo mais problemas do que ajuda.

Mas voltando ao tema deste post…

Muitos operadores acabam se metendo em problemas, isto é, operações com baixa probabilidade de sucesso por não terem claro que … NÃO OPERAR É OPERAR…

Parto do principio que você conhece seu sistema, sabe os pontos fracos DELE e os SEUS, bem como os pontos fortes DELE e os SEUS…. portanto não se angustie se seu vizinho, seu amigo, seu agente, se a Mariazinha, seja quem for, tenha operado no mercado e você não. Opere somente quando VOCÊ acredite que tenha as melhores chances de sucesso, pois senão irá tentar operar como se fosse o vizinho, o amigo, etc… e irá se meter em problemas sem necessidade!

Finalizando…

Não tente apressar as coisas, pois normalmente o resultado é DESASTROSO! Eu já tentei esta estratégia e só me dei mal. Até que aprendi que deveria OPERAR o que eu estava vendo e não o que o fulano, beltrano estava…

Bons trades!

Marco R. Simonetto