Bom dia, Pessoal!
Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.
– Giro Rápido pelo Mundo
Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).
Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!
Que semana amigos, que semana!!! Aqueles que estão acompanhando comigo os mercados (internacional e nacional), através de nossa lista de transmissão, sabem que vivemos uma semana cheia de oportunidades marcada pelo tradicional “SELL IN MAY” (“venda em maio”), tão conhecido pelos operadores mais antigos!
Cada dia teve seu catalizador, como por exemplo: resposta da China aos EUA aumentam também tarifas; “problemas” na questão nuclear com o Irã; plano de saída da PM May (Inglaterra) divulgado; oposição britânica sinaliza que vai votar contra possível novo plano de saída; problemas na OPEP; problemas nos gasodutos; supostas fraudes nos relatórios franceses sobre a situação nuclear; problemas na Itália…entre tantos outros fatos que nos ajudaram a encontrar boas oportunidades no mercado, diariamente.
É impossível, neste curto post, tratar de todos estes assuntos, por isto tratamos diariamente, afinal AGORA eles são passados e não podemos mais nos beneficiar com eles, contudo, no momento que eles aconteceram, estamos lá para utilizá-los a nosso favor, por isto sempre reforço a importância de estar em sintonia com os principais catalizadores do mercado, não confunda com saber sobre TUDO o que está acontecendo em todos os lugares… além de isto ser impossível, isto faz com que muitos operadores CONGELEM… por isto a importância de estar “em linha” com os fatos que realmente impactam os mercados.
Ok Marco, mas dê um exemplo…
Vou dar um exemplo bem clássico que tivemos durante esta semana que passou e na passada. Sobre os membros do FED (banco central norte-americano), sabemos que existem membros que possuem poder de voto e outros que não votam este ano, portanto, qual o benefício que tenho em saber a opinião de alguém que não tem poder de alterar (isto é, não vota) a realidade HOJE? NENHUMA, portanto não existe motivo para que eu perca tempo sabendo a opinião deste membro. Quando ele voltar sobre a política monetária do FED, eu volto a prestar atenção ao que ele fala! Este é somente um breve exemplo do que falei acima… poderia citar muitos outros.
No sábado (dia 18/05), recebi diversas perguntas sobre minha visão do que pode acontecer na AUSTRALIA, que possui eleições agora no domingo. Divulguei para todos, de nossas listas no Whatsapp, minha opinião e expectativa para tal evento… lembrando sempre… falando HOJE do que pode acontecer AMANHA, afinal falar HOJE do que aconteceu ONTEM…. é MUITO, mas MUITO fácil e não gera LUCROS!
– Pousando em nossa movimentada República
Semana bem tensa em nossa República; brigas parlamentares; aumento na disputa partidária; visita de ministros ao congresso; dólar fechando superando a marca dos RS 4,00; sinalização de uma possível votação da reforma da previdência em breve; Avianca descumpre promessa; justiça pede notas de filho do presidente… a lista vai longe!!!
Nosso IBOVESPA registou queda de -4,52% nesta semana sendo totalmente dominada pelos vendedores!
Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.
– Ilustração e Opinião
Enquanto o índice FTSE 100, índice inglês, fechou em forte alta esta semana +2,02% o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fechou em queda de -0,69%, seguindo o tradicional “sell in may”!
Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.
Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.
imagem 118
imagem 119
Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.
Esta semana acompanhamos nosso IBOVESPA SUPERAR o CENARIO 02 que tinha desenhado na semana passada, vindo testar nossas zonas de suporte/resistência. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:
– Cenário 01: Devido as movimentações do mercado, foi necessário deletar algumas linhas técnicas de nosso gráfico e incluir outras, contudo note que as zonas de confluência de fatores não se alteraram e permanecem mostrando sua eficácia há mais de 3 anos. Os compradores somente foram capazes de dominar o pregão na terça-feira passada, depois foram totalmente dominados pelos vendedores e pelas incertezas do mercado. Caso os compradores voltem ao mercado em peso, como vimos em 02/01/2019, nesta mesma região, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um movimento de alta em nosso IBOV, que poderia fazer com que nosso índice voltasse a testar a região de confluência de fatores como mostra as linhas em roxo no gráfico. (vide gráfico, flechas azuis)
– Cenário 02: Também acrescentei uma nova linha de tendência rápida de baixa, visto que os fatores técnicos exigem que tal linha seja desenhada. Logo na segunda-feira passada, acompanhamos o nosso IBOVESPA romper com força nossa figura técnica e vir testar as zonas de confluência de fatores que não víamos desde janeiro de 2019. Caso os vendedores sigam no domínio do mercado, este fato poderia fazer com que a zona de confluência localizada em +- 89,500 pontos, volte a ser testada e caso superada, as probabilidades de vermos um teste em +-87,200 aumentariam consideravelmente.
– Resumindo: Semana passada, comentei a importância de ficarmos atentos aos mercados internacionais, visto que estes poderiam influenciar bastante nosso mercado interno… e assim foi.
Para esta semana, além de seguir acompanhando “lá fora”, estarei de olho na divulgação do relatório FOCUS, que sai na segunda, e o índice IPCA -15 que sai na sexta-feira.
Reforço a importância de estarmos atentos aos eventos que estão acontecendo em nosso congresso, visto que estes, impactam diretamente nosso mercado, afinal estão sendo debatidos projetos que modificariam realmente a estrutura de nosso país.
Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e estar em NOSSA LISTA DE TRANSMISSÃO com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!
Espero você na próxima semana!
Marco R Simonetto
MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> projetosat.mteambr.com (FECHADO PARA NOVOS MEMBROS)
Deixe uma resposta