Bom dia Pessoal,

Um Erro Básico De Qualquer Trader No Mercado Financeiro…

É impressionante que mesmo que o resultado DESASTROSO seja conhecido, muitos traders continuam optando por seguir este caminho.

E este post é dedicado especialmente para aqueles traders que não conseguem atingir resultados positivos em seu dia-a-dia, realmente espero que as ideias que iremos discutir aqui façam que estes reflitam sobre suas opções e os ajude a atingir um nível superior em suas operações.

Sobre qual caminho estou falando?!!?

O que você irá ler aqui pode ir contra ao que você normalmente escuta / escutou em outros lugares, portanto gostaria de esclarecer algumas coisas.

Se você deseja operar no mercado financeiro e não possui as certificações necessárias para ser o seu próprio representante / agente, geralmente sua conta estará sob a responsabilidade de outro, isto é, “abaixo” de uma dessas pessoas que trabalham na intuição financeira na qual você deseja abrir sua conta.

( normalmente é a pessoa que lhe apresenta o mercado financeiro, SEMPRE  falando sobres as VANTAGENS do mercado de renda variável e quase nunca comentando sobre a desvantagem do mesmo.)

Independentemente do discurso, o que muitos “esquecem” de lhe dizer é que eles ganharão uma porcentagem a cada vez que você abre e fecha uma posição no mercado. Não tenho nada contra isto, agora sou totalmente CONTRA quando estas pessoas simplesmente OCULTAM esta informação e de um dia para o outro são seus melhores amigos, que lhe ligam diariamente para comentar de uma oportunidade no mercado.

Como disse anteriormente não tenho nada contra este tipo de funcionamento, que é “praxe” no mercado financeiro, mas o que não gosto é da conduta de vários que OCULTAM este fato.

Mas e isto que tem haver com dificuldade em conseguir rendimentos positivos e constantes no mercado!?!?

Em uma simples palavra…TUDO!

Vejo a todo o momento, traders abrindo operações quase que uma atrás da outra, para não falar quando abrem operações uma contra a outra, e cada vez eles cavam mais fundo o buraco em que se meteram.

Não sou dono da verdade, não tenho todas as respostas, nem nada disso, as ideias que sempre exponho são baseados em minha própria experiência e também das experiências que muitos compartilham dia-a-dia comigo e também naquelas que pude acompanhar por um determinado tempo.

Este mesmo mal caminho, é responsável por milhares de traders optando por cada vez operarem “time-frames” mais baixos, 15 minutos, 5 minutos e 1 minutos… Alguns chegando até os famosos gráficos de “ticks”.

Novamente conheço muitas estratégias que são rentáveis utilizando estes mesmos “time-frames”, agora nenhuma delas é caracterizada por abrirem e fecharem uma quantidade ENORME de trades em um período curto de tempo.

É justamente sobre isto que gostaria de comentar neste post..

Percebam que a PRIMEIRA IDEIA que passa pela cabeça de um trader que não consegue resultados positivos é que o problema está na estratégia que ele utiliza e não no comportamento dele como um trader profissional.

Com isto em mente, optam pelos seguintes caminhos: ir a “time-frames” mais baixos e o de operarem com mais frequência. Este é um caminho que leva a DESTRUIÇÃO de sua conta e pior AINDA, como os prejuízos se tornam tão frequentes e rápidos (devido ao baixo “time-frame) que os traders que se encontram neste estágio, em um piscar de olhos, ZERAM sua conta de investimento e NOVAMENTE colocam a culpa na estratégia que estavam utilizando.

Não se iludam… Eu como muitos outros já estivemos nesta mesma situação que você encontra-se neste momento… O que infelizmente POUCOS compartilham é como conseguiram sair dela e dar um passo em direção ao objetivo de resultados POSITIVOS e CONSTANTES.

Existem muitas maneiras de superar este obstáculo, pergunte a cada trader e você provavelmente terá uma resposta final diferente, mas acredito que a grande maioria das respostas passa por.. OPERE MENOS.

Mas o que significa OPERAR MENOS?

Se você não esta conseguindo resultados satisfatórios com 30 (seja o numero que seja) operações ao mês. Tente somente abrir 20-15 trades durante um mês. MAS não diminuía simplesmente a QUANTIDADE de trades, senão apenas irá reduzir o TAMANHO do prejuízo que você esta tendo (o que já é uma boa coisa)…. Mas o “SEGREDO” está em ESCOLHER OS SEUS MELHORES TRADES e não OPERAR por OPERAR.

Sempre que faço este comentário, automaticamente me vem uma pergunta… MAS O QUE SERIAM OS MELHORES TRADES?

Os melhores traders para mim são aqueles os quais elaboro o plano de trade e estou confortável com ele, não tenho dúvida que é um “BOM” trade.

CUIDADO.. com “BOM” trade, eu NÃO quero dizer que o trade atingirá seu objetivo e SIM é um trade que planejado, analisado e executado conforme minha estratégia e teria feito o mesmo plano de trade se esta oportunidade tivesse aparecido no dia de ontem, na semana passada, no mês que vem, etc..

Se você não consegue atingir bons resultados, talvez você deva pensar se não esta operando MUITO (alta frequência) ou se não esta optando por operar em um ambiente onde não esta confortável… Pensar em operar menos e em um ambiento mais “lento” pode ser uma das chaves para melhorar seu desempenho.

Bons trades!

Marco R. Simonetto